Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do Maranhão promove Fórum sobre Mudanças do Clima

Sema MA
Integrantes do Fórum Maranhense sobre Mudanças Climáticas durante o debate no plenarinho da Assembleia Legislativa. Foto: Ascom/Sema
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), realizou nesta quinta-feira (25), o Fórum Maranhense sobre Mudanças do Clima, das 8h às 17h, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão. O propósito foi promover as discussões em torno dos problemas decorrentes das mudanças do clima no Maranhão. O evento contou com a presença de vários palestrantes e membros do fórum, constituído pelas secretarias de Estado, representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente, representante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Ministério Público Estadual, sociedade civil, iniciativa privada, pesquisadores e professores.
O Fórum foi criado em novembro de 2014, com o objetivo de recolher subsídios para formulação de políticas públicas a serem implementadas em reação ao fenômeno das mudanças climáticas globais.
Compuseram a mesa na abertura do evento: o secretário adjunto de Recursos Ambientais, Antonio Rosendo; o superintendente de Planejamento e Estratégia da Secretaria Municipal de Agricultura (Semapa), Luís Jorge Dias; a analista ambiental e representante do Ibama, Thaíse Aline Varão Ribeiro; a deputada e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ana do Gás; o representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Ronald Gomes Chaves; o professor da Uema, Ronaldo Haroldo Menezes.
A deputada e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Ana do Gás, falou sobre os motivos da criação do fórum “Os países da Amazônia legal já estão avançados em termos de lei em relação às mudanças climáticas. A grande dificuldade é colocá-las em prática, o que é um dos motivos desse primeiro fórum. Estamos nos preocupando com essa realidade”.
O superintendente de Planejamento e Estratégia da Semapa, Luís Jorge Dias, falou sobre a iniciativa da criação do Fórum “Estou feliz porque é absolutamente pertinenteo Governo do Estadopossuir um fórum de discussões a cerca das mudanças climáticas globais”, afirmou. Diascomentou ainda que desde a década de 1970 já havia alerta para os riscos de mudanças de clima e que o aquecimento global é uma realidade.
A analista ambiental do Ibama, Thaise Aline Varão Ribeiro, falou da relevância do fórum. “Estou feliz em poder colaborar com o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente, porque os fóruns estaduais e municipais somam muito e dividir responsabilidades é importante”.
Ministraram as palestras durante o evento os especialistas: André Ferretti – engenheiro florestal e mestre em Ciências Florestais pela ESALQ/USP e gerente de Estratégias de Conservação da Fundação Boticário; Oswaldo Saavedra – doutor em Engenharia Elétrica e coordenador do Instituto de Energia Elétrica da UFMA; Vera Gouveia – Engenheira florestal pela UFMT e doutora em Ciências Florestais pela UNB e Fabrício Brito Silva – doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE e professor titular do curso de Engenharia Ambiental do Ceuma.


Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.