Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Comissão aprovou a criação da Zona Franca de Rosário no Maranhão


André Fufuca


Brasília-DF: A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 10 deste mês, o Projeto de Lei do deputado federal André Fufuca (PEN-MA) que institui uma zona franca para o livre comércio de importação e exportação no município maranhense de Rosário (PL759/15).
O projeto recebeu parecer favorável da relatora, deputada Simone Morgado (PMDB-PA). Segundo ela, a instalação da área comercial poderá estimular a região no entorno do município, que fica a 80 quilômetros de São Luís.
“As periferias das grandes cidades brasileiras podem ter sua realidade social modificada por meio do desenvolvimento e fortalecimento da infraestrutura econômica, em que a produção de bens e serviços gere renda e emprego à população local”, disse Simone Morgado.
Regras
De acordo com o PL 759, as mercadorias estrangeiras ou nacionais enviadas à Zona Franca de Rosário para beneficiamento ou consumo serão, obrigatoriamente, destinadas às empresas autorizadas a operar na área. As mercadorias estrangeiras terão isenção dos impostos sobre Importação (II) e sobre Produtos industrializados (IPI). As nacionais não pagarão o IPI. Os benefícios valerão por 25 anos.

Apesar da isenção, as empresas instaladas na área terão direito à utilização dos créditos do IPI relativos às matérias-primas, produtos intermediários e material de embalagem empregados na industrialização dos produtos que entrarem na área comercial.
O texto exclui dos benefícios fiscais uma série de setores industriais, como de fabricantes de armas e munições, veículos de passageiros, bebidas alcoólicas e fumo e seus derivados.
O limite global para as importações pelas empresas instaladas na área será definido anualmente pelo governo federal. A critério do Poder Executivo, poderão ser excluídas do limite global as importações de produtos destinados exclusivamente à reexportação.
A área onde será instalada a zona comercial será delimitada pelo governo federal, que também vai definir as regras tributárias e aduaneiras do entreposto.
Tramitação
O PL 759 tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Deputada Simone Morgado
Para Simone Morgado, a instalação da área comercial poderá estimular a região no entorno de Rosário, que fica a 60 km de São Luís



ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcos Rossi
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.