Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


ViraVida: DPE/MA firma parceria com o SESI para educação em direitos de jovens vítimas de violência sexual



Fonte: Ascom/DPE-MA.

A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Edilson Baldez, formalizaram mais uma parceria que beneficiará, desta vez, jovens vítimas de violência sexual, assistidos pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). A assinatura do termo de cooperação aconteceu, na sede da Fiema, durante a formatura da terceira turma do Programa ViraVida no Maranhão, que este ano deve atender mais de 125 mil jovens em São Luís e Rosário.

Segundo Mariana Albano, a ideia do convênio é assegurar que um número ainda maior de adolescentes e seus familiares, dentro do perfil do ViraVida, seja identificado pelos defensores públicos para serem absorvidos nas turmas do programa, cujo objetivo é capacitar para o mercado de trabalho. Para uma plateia composta por 36 formandos, professores, alunos da quarta turma do ViraVida, familiares e gestores, a defensora geral falou, ainda, da satisfação de novamente ter a Fiema como parceria.

“As duas instituições já desenvolvem juntas os projetos Jovem Cidadão, Qualificar e o Ser Pai é Legal. Agora temos a oportunidade de nos integramos oficialmente a mais essa iniciativa da Fiema, uma vez que os núcleos de Defesa da Criança e do Adolescente, na capital, e o regional de Rosário, já identificam e fazem o encaminhamento de jovens ao ViraVida. Estamos colocando à disposição do projeto os nossos defensores públicos, que são profissionais preparados e não medirão esforços para resgatar, por meio da educação em direitos, crianças e adolescentes penalizadas com a ausência de políticas públicas”, destacou.
Conforme Edilson Baldez informou em seu discurso, o programa idealizado pelo Conselho Nacional do Sesi foi implantado no Maranhão em 2011 e já atendeu mais de 200 jovens em vulnerabilidade social, restituindo direitos, oferecendo educação continuada e formação profissional.

“Continuaremos trabalhando em nosso maior desafio que é conseguir cada vez mais parcerias para a inserção desses jovens no mercado de trabalho. Destaco que os números dessa empregabilidade, em São Luís, chegam a 78% dos jovens inseridos em empregos formais, programas de aprendizagem e de estágio. Além de três em cursos superiores e 11 em cursos técnicos”, disse, agradecendo o apoio de todas as empresas e instituições envolvidas na execução do Programa ViraVida, e em especial, a Defensoria Pública, por mais uma atividade realizada em conjunto, com o objetivo de transformar a realidade de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.    

Durante a solenidade, que contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho, formandos do programa relataram suas experiências e as mudanças ocorridas em suas vidas, desde o início da capacitação. Também foi exibido um vídeo, reunindo imagens das atividades desenvolvidas no último ano. “Hoje, mais 36 jovens estão se formando e começam a voar com suas próprias asas. Depois de terem recebido qualificações e se preparado para o mercado de trabalho, o jovem passa a acreditar mais em si e colocar em prática o que aprendeu”, finalizou o presidente da Fiema.

Sobre o ViraVida: O programa é dirigido a jovens e adolescentes entre 16 e 21 anos, vítimas de violência sexual. São meninas e meninos de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas à violência física e psicológica, gravidez precoce e dependência química. Para atingir esse público, o programa recebe o apoio de todo o Sistema S, governos, associações, ONGs e instituições idôneas conhecidas pelo atendimento a jovens com esse perfil. 
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.