Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo e prefeituras dialogam para ampliar turismo maranhense



Foto2_KarlosGeromy-Estado-e-Prefeituras-em-diálogo-para-ampliar-competitividade-de-destinos-turísticos-1Para discutir a aplicação de recursos do governo federal e ampliar investimentos para o turismo do Maranhão, o governador Flávio Dino se reuniu, na manhã desta terça-feira (12), no Palácio dos Leões, com prefeitos e representantes de 17 municípios do Maranhão, que integram os polos turísticos de São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas.

“Essa articulação institucional, feita no Palácio dos Leões, mostra a importância que damos ao turismo, pela capacidade de gerar emprego e renda. O turismo é um dos focos centrais para o desenvolvimento do Maranhão. Temos adotado medidas práticas, a fim de dar conta das múltiplas tarefas, visando, finalmente, concretizar a já anunciada potencialidade turística do Maranhão”, afirmou o governador Flávio Dino.

Durante o evento, a Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos apresentou detalhadamente tudo o que vem sendo disponibilizado de recursos federais para as prefeituras investirem no turismo. E todos os passos para que os recursos disponibilizados pela União não sejam desperdiçados por falta de organização operacional das prefeituras.

“Agora, de fato, a Secretaria de Turismo está dando suporte e apoio para que os recursos federais não retornem por falta de execução, o que era uma prática comum. Estamos inaugurando um modelo de gestão descentralizada, para dar esse suporte técnico aos municípios, inclusive, fazendo visitas e identificando dificuldades para o andamento dos projetos”, detalhou a secretária de turismo, Delma Andrade.

Os municípios que compõem os polos turísticos de São Luís, Lençóis Maranhenses e Chapada das Mesas são: São Luís, Alcântara, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Barreirinhas, Humberto de Campos, Santo Amaro, Primeira Cruz, Balsas, Carolina, Estreito, Imperatriz, Porto Franco, Riachão, Tasso Fragoso e São João dos Patos, todos representados no evento.

Além do contato com as prefeituras para otimizar os projetos da cadeia turística do Maranhão, o Governo do Estado já adotou diversas medidas, como a redução da alíquota do ICMS para o combustível de aviação e articulações para o aumento da competitividade dos destinos maranhenses, com a implantação de ações inovadoras.

“Barreirinhas já poderia estar muito a frente, se houvesse uma maior harmonia entre estado e município. Então é muito louvável a sensibilidade do governo Flávio Dino que nos mostra, agora, que estamos em um momento excepcional, um momento para ver o sonho virar realidade”, pontuou o prefeito de Barreirinhas, Leo Costa.

Também estavam no evento os secretários Márcio Jerry (Articulação Política), Delma Andrade (Turismo) Ester Marques (Cultura), Marcelo Coelho (Meio Ambiente) e Flávia Alexandrina (Cidades), além de representantes de instituições financeiras, secretários adjuntos e servidores do corpo técnico.


Fonte: SECOM / Governo do Maranhão.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.