Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Embrapa e Prefeitura de Barreirinhas articulam Corredor Produtivo BR-402

O prefeito de Barreirinhas, Leo Costa (PDT), na qualidade de presidente do Consórcio Público Intermunicipal das Mesorregiões Norte e Leste Maranhense (Conleste) e parte de sua equipe mantiveram contato com a Embrapa Meio Norte para conversar sobre o programa Corredor Produtivo BR-402, que visa otimizar a produção agrícola dos 11 municípios que estão às margens da BR 402.
Na visita à Embrapa Meio Norte, por meio do pesquisador e consultor técnico Luis Carlos Guilherme, foi feita uma apresentação do já consagrado projeto denominado “Sisteminha Embrapa”: produção sustentável e integrada de alimentos. A ideia, surgida no antigo Egito, vem sendo aprimorada para a realidade brasileira, atendendo centenas de famílias dos Estados do Piauí e Maranhão.
O sistema combina a criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira, plástico e, sobretudo, criatividade, com o plantio de hortaliças, frutas e pequenos animais: porco da índia, de alta produtividade, galinhas e codornas.
A água dos tanques é usada para irrigar as plantas ao redor da área de cultivo. A essência do projeto é contribuir para a sustentabilidade das famílias envolvidas, no conceito de produzir o que consome. Assim, além de as famílias terem sustento todo o ano, ainda poderá vender seu excedente agrícola para as cidades mais próximas. A sua renda será elevada na razão direta do consumo dos alimentos que produz.
Enquanto a Embrapa reatualiza tecnologias seculares para serem apropriadas pela agricultura familiar do nordeste brasileiro, o prefeito Leo Costa, pioneiro e veterano em gestão de consórcios, agora inova com a ideia do Corredor Produtivo da BR-402, para ser dialogada e refletida pelo conjunto dos prefeitos do Conleste.
Outras instâncias públicas poderiam, a partir dessa ideia, incorporar em suas políticas públicas o programa Corredor Produtivo, a exemplo da BR-135 onde já acontece a comercialização de alimentos dos produtores daquela região, ainda que de forma espontânea.
A ideia de transformar a BR-402, hoje patrimônio nosso, em um corredor de oportunidades deve ser vista com carinho, pois está em conformidade com a vocação do lugar e pode ser a redenção daquelas populações que vivem ali mergulhadas no ostracismo, isoladas, vítimas da insanidade de desgovernos que insistiram em deixá-las à margem de tudo.

Fonte: Blog do Manoel Santos.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.