Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Braide fez relato de reunião sobre obras de duplicação da BR-135 que ganhará um viaduto na entrada da BR-402

Por Agência Assembleia


O deputado Eduardo Braide (PMN) ocupou a tribuna, na sessão de quarta-feira (27), para fazer um relato da reunião de trabalho realizada na Assembleia Legislativa, com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Maranhão, Gerardo de Freitas Fernandes.

A reunião, convocada pela Comissão de Obras e Serviços Públicos, foi realizada com a presença de diversos deputados, na tarde de terça-feira (26), na Sala das Comissões, e nela houve uma explanação sobre as obras da duplicação da BR-135, na Região do Baixo Itapecuru, que nesta primeira fase contempla de Campo de Perizes à sede de Bacabeira.

Eduardo Braide disse que, na reunião, o superintendente do DNIT admitiu a paralisação das obras, por conta do período chuvoso e por conta também da falta de recursos federais. O deputado acrescentou que aconteceu um contingenciamento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi amplamente noticiado na imprensa nacional.

Segundo o superintendente do DNIT, as obras já foram retomadas no dia 18 de maio com os serviços de construção da nova estrada de ferro da CFN, que será removida.

Com a exibição de fotografias, o deputado Eduardo Braide mostrou imagens de operários colocando sobre dormentes de concretos os trilhos por onde vai passar a linha do trem da CFN.

“Portanto, a obra foi retomada, através do serviço de implantação da estrada de ferro da CFN, que será removida, aí fica a informação a toda a população. No lugar onde hoje existe a BR, a estrada de ferro da CFN será o canteiro central da obra de duplicação da BR-135. E está previsto já para a semana que vem o reinício das obras dos últimos 500 metros da colocação de coluna de brita no trecho de Campo de Perizes e, no prazo de 20 e 30 dias serão retomadas as obras de terraplanagem que faltam na pista nova de duplicação da BR-135”, explicou Eduardo Braide.

Ele acrescentou que a retomada das obras já foi dada de forma oficial pelo superintendente do Dnit no Maranhão e cabe agora aos deputados, que integram a Comissão de Obras da Casa, assim como também a todos os demais deputados, atuarem como fiscais desta obra.

Na reunião, o superintendente do DNIT informou que ainda faltam ser empenhados 65 milhões de reais, para que o primeiro trecho de duplicação da BR-135 seja concluído. O superintendente Gerardo de Freitas Fernandes foi enfático ao dizer que, em todo Brasil, somente 28 obras que são executadas pelo DNIT foram priorizadas após o corte e o contingenciamento dos recursos, e que a duplicação do primeiro trecho da BR-135 está dentre este número que foi priorizado pelo governo federal.

Segundo o superintendente do DNIT, no novo cronograma o prazo previsto de conclusão da obra é fevereiro de 2016, mas ele acredita que, ainda no final deste ano, em dezembro de 2015, esta obra já estará concluída.


BOA NOTÍCIA DO VIADUTO 

Em seu discurso, o deputado Eduardo Braide frisou que a boa notícia é que na BR-135, na entrada para a BR-402, que dá acesso a cidade de Rosário que por sua vez serve de portal aos municípios das regiões do Baixo Munim e do Lençóis Maranhenses (entre eles Morros e Barreirinhas), será construído um viaduto. “Eu não sabia que tinha essa peça de engenharia incluída no projeto de duplicação do primeiro trecho da BR-135 e que foi confirmada pelo superintendente do DNIT”, afirmou o deputado.

O superintendente do DNIT assegurou que, no município de Bacabeira, nas ruas transversais à BR-135, haverá obras de pavimentação e de melhoramento no que diz respeito à drenagem e construção de meio fio.

“Portanto é outra noticia que eu entendo sendo favorável ao povo do Maranhão e que eu espero acreditar e contar com a palavra do superintendente do DNIT, para que realmente, até fevereiro de 2016, não só a duplicação da BR-135, mas como a construção do viaduto que dá acesso a BR-402, como também as melhorias que serão feitas nas ruas transversais no município de Bacabeira possam estar concluídas”, ressaltou Eduardo Braide.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.