Category 6

Braide fez relato de reunião sobre obras de duplicação da BR-135 que ganhará um viaduto na entrada da BR-402

Por Agência Assembleia


O deputado Eduardo Braide (PMN) ocupou a tribuna, na sessão de quarta-feira (27), para fazer um relato da reunião de trabalho realizada na Assembleia Legislativa, com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Maranhão, Gerardo de Freitas Fernandes.

A reunião, convocada pela Comissão de Obras e Serviços Públicos, foi realizada com a presença de diversos deputados, na tarde de terça-feira (26), na Sala das Comissões, e nela houve uma explanação sobre as obras da duplicação da BR-135, na Região do Baixo Itapecuru, que nesta primeira fase contempla de Campo de Perizes à sede de Bacabeira.

Eduardo Braide disse que, na reunião, o superintendente do DNIT admitiu a paralisação das obras, por conta do período chuvoso e por conta também da falta de recursos federais. O deputado acrescentou que aconteceu um contingenciamento de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que foi amplamente noticiado na imprensa nacional.

Segundo o superintendente do DNIT, as obras já foram retomadas no dia 18 de maio com os serviços de construção da nova estrada de ferro da CFN, que será removida.

Com a exibição de fotografias, o deputado Eduardo Braide mostrou imagens de operários colocando sobre dormentes de concretos os trilhos por onde vai passar a linha do trem da CFN.

“Portanto, a obra foi retomada, através do serviço de implantação da estrada de ferro da CFN, que será removida, aí fica a informação a toda a população. No lugar onde hoje existe a BR, a estrada de ferro da CFN será o canteiro central da obra de duplicação da BR-135. E está previsto já para a semana que vem o reinício das obras dos últimos 500 metros da colocação de coluna de brita no trecho de Campo de Perizes e, no prazo de 20 e 30 dias serão retomadas as obras de terraplanagem que faltam na pista nova de duplicação da BR-135”, explicou Eduardo Braide.

Ele acrescentou que a retomada das obras já foi dada de forma oficial pelo superintendente do Dnit no Maranhão e cabe agora aos deputados, que integram a Comissão de Obras da Casa, assim como também a todos os demais deputados, atuarem como fiscais desta obra.

Na reunião, o superintendente do DNIT informou que ainda faltam ser empenhados 65 milhões de reais, para que o primeiro trecho de duplicação da BR-135 seja concluído. O superintendente Gerardo de Freitas Fernandes foi enfático ao dizer que, em todo Brasil, somente 28 obras que são executadas pelo DNIT foram priorizadas após o corte e o contingenciamento dos recursos, e que a duplicação do primeiro trecho da BR-135 está dentre este número que foi priorizado pelo governo federal.

Segundo o superintendente do DNIT, no novo cronograma o prazo previsto de conclusão da obra é fevereiro de 2016, mas ele acredita que, ainda no final deste ano, em dezembro de 2015, esta obra já estará concluída.


BOA NOTÍCIA DO VIADUTO 

Em seu discurso, o deputado Eduardo Braide frisou que a boa notícia é que na BR-135, na entrada para a BR-402, que dá acesso a cidade de Rosário que por sua vez serve de portal aos municípios das regiões do Baixo Munim e do Lençóis Maranhenses (entre eles Morros e Barreirinhas), será construído um viaduto. “Eu não sabia que tinha essa peça de engenharia incluída no projeto de duplicação do primeiro trecho da BR-135 e que foi confirmada pelo superintendente do DNIT”, afirmou o deputado.

O superintendente do DNIT assegurou que, no município de Bacabeira, nas ruas transversais à BR-135, haverá obras de pavimentação e de melhoramento no que diz respeito à drenagem e construção de meio fio.

“Portanto é outra noticia que eu entendo sendo favorável ao povo do Maranhão e que eu espero acreditar e contar com a palavra do superintendente do DNIT, para que realmente, até fevereiro de 2016, não só a duplicação da BR-135, mas como a construção do viaduto que dá acesso a BR-402, como também as melhorias que serão feitas nas ruas transversais no município de Bacabeira possam estar concluídas”, ressaltou Eduardo Braide.
Share on Google Plus

About Renato Waquim (Rosário Notícias)

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.