Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


A realidade do sistema prisional que jornal da família Sarney esconde

É indiscutível que em apenas três meses, o atual governo reduziu o caos em Pedrinhas, deixado pelas desastrosas administrações da ex-governadora Roseana Sarney. Reduziu porque é humanamente impossível resolver todos os problemas de décadas em tão exíguo espaço de tempo.
A verdade é que o jornal da família Sarney faz questão de esconder, mas há quase 100 dias não se tem notícia de presos degolados ou ataques insanos a ônibus, ordenados a partir do complexo penitenciário de Pedrinhas. As fugas e mortes foram reduzidas se comparados ao primeiro trimestre do ano passado.
Apenas, estas ações já seriam dignas de registro e aplausos pela população maranhense, que viu envergonhada o Estado ser alvo de repercussão internacional graças a um sistema prisional falido, provavelmente só comparado a tempos medievais.
O governo Flávio Dino tem sim o que mostrar no sistema penitenciário. Por exemplo, o combate à corrupção que grassava no setor. O corte nos gastos com terceirizações que consumiam dos cofres públicos inexplicáveis mais de R$ 20 milhões.
Já foram iniciados os seletivos para contratação de 900 auxiliares de segurança penitenciária. O próximo passo será a realização de concurso público. A Sejap enviou em janeiro à Assembleia Legislativa a solicitação de concurso público para 308 agentes penitenciários.
Medidas de segurança e disciplina no presídio foram adotadas. Os detentos receberam uniformes e passaram a desenvolver atividades laborais. Foi implantado o cadastro único de visitantes, que contribui para segurança dos presídios. Está em curso processo de ressocialização, de fato, dos apenados.
Muito diferente do descaso do governo Roseana Sarney, que devolveu mais de R$ 40 milhões ao governo federal, recursos que deveriam ser utilizados para reestruturar o sistema prisional do Estado. Falta de responsabilidade que fez com que mesmo decretada emergência no setor para a construção de cinco presídios, estes não foram entregues.
Há falhas no sistema, evidente que sim. A facilidade com que bandidos resgataram presos no Centro de Detenção Provisória, no último fim de semana, é uma delas. Mas, registre-se a determinação do governador Flávio Dino para que seja feita apuração rigorosa e punição aos eventuais responsáveis por erros operacionais que impediram a ação da polícia no combate à ação dos criminosos.
Esta é a realidade do complexo de Pedrinhas, sem a "espetacularização" daqueles que muito contribuíram para que o sistema prisional chegasse ao colapso.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.