Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


População encontra artefato que pertenceu ao complexo ferroviário de Rosário



(Foto: Gérson Linhares)
Com informações do Bacabeira em Foco com edição

A população do município de Rosário encontrou, durante escavação na obra de restauração e revitalização do Complexo Ferroviário, realizada pelo Governo Federal através do IPHAN, um uma peça que faz parte da história da ferrovia antiga. Trata-se de um achado arqueológico, um resquício do passado, memória da história ferroviária que há décadas foi abandonada em Rosário.

A peça encontrada (foto) por operários da empresa responsável pela restauração do complexo ferroviário compõe o antigo virador, que era responsável para girar o trem em diversas direções na antiga linha férrea, pois, naquela época, ainda não existia locomotivas que trilhassem de ré, como existe hoje em dia. Por essa razão, essa peça, o virador, fazia essa função.

(Foto: Gérson Linhares)
Segundo os mais antigos, o trem se posicionava sobre o virador, que os posicionavam em caso de troca de direção. Ainda segundo informações, a peça pode fazer parte do eixo do virador.

Algumas pessoas, principalmente os que viveram a época da antiga estação, ficaram maravilhados com o achado. Para eles, o monumento deveria ser restaurado e colocado em um local para servir como acervo memorial, uma relíquia, já que está previsto no projeto de restauração e revitalização do complexo.

A Prefeitura foi acionada por populares para recolher o achado, mas, segundo informações, até a tarde de ontem (11) a peça ainda estava no mesmo lugar.














Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.