Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Mercado de carros novos é aquecido em São Luís

 
 (KARLOS GEROMY/OIMP/DAPRESS)

Os maranhenses estão cada vez mais se destacando pela aquisição de carros 0 km no país. Em média 3.000 carros são emplacados por mês e com isso, o mercado de compra de carros usados para ser revendido ou até para ser dado como entrada em um zero 0 km cresce a cada dia.

De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), no ano de 2013 foram 39.897 carros novos em todo o estado e atualmente já chega ao total de 34.676, sendo que o ano ainda não terminou.

Segundo o supervisor de vendas de uma concessionária de veículos novos e seminovos, Carlos Alberto a procura por carros seminovos é de 20%, enquanto a saída de carrros 0 km é de 60 %. Para ele isso ocorre devido uma questão cultural. Os maranhenses não costumam usar um carro por mais de cinco anos. São Luís é uma das cidades que possui a frota de veículos mais novos do Brasil. 

O supervisor falou ainda que por São Luís ser uma cidade de litoral, os carros sofrem bastante com a ação do vento, areia e salitro, e com isso enferrujam com mais facilidade e ficam desvalorizados. “Quando os carros não estão em boas condições encaminhamos para outros corretores, as quais somos parceiros. Após passarem por reforma são vendidos em outros estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Distrito Federal. Eles acabam sendo mais valorizados, pois além de não haver praias a cultura nestes outros estados é de usar carros usados”, explicou o supervisor.

Porém, ele explicou que as transações de carros seminovos usadas  como lance para a compra de um 0 Km , têm aumentado consideravelmente. Mas é necessário e indispensável uma avaliação para que o carro possa ser comprado ou mesmo usada para a compra de um outro. São analisados os quesitos: quilometragem, se já teve batida e a conservação. Existem casos que não compensa colocar os carros usados no pátio para a revenda.

O carro novo continua sendo o grande sonho de consumo da maioria da população, e com o crescimento do poder aquisitivo das pessoas, esse sonho fica cada vez mais fácil de ser realizado. O fotógrafo João Antunes considera trocar o carro usado por um carro novo, em primeiro lugar uma questão de segurança e também de valorização do automóvel no mercado. Ele contou que trocou recentemente um carro do modelo Idea a qual possuía há três anos por um outro do mesmo modelo, porém completo, com mais conforto e mais avanços tecnológicos. A transação foi realizada diretamente na concessionária. O valor do carro usado foi de 25 mil reais e então, foi a entrada para a compra do 0 km que custou 53 mil reais, já as demais parcelas entraram no financiamento.

“Trocar o carro usado por um novo é acima de tudo questão de segurança, pois com o tempo as peças vão desgastando, é preciso um sistema de freios novos, sem esquecer o conforto e comodidade que sempre buscamos ter. E outro fator importante é que quanto mais você ficar com o carro, mais ele desvaloriza”, finalizou.
Já a empresária Monique Lara, planeja trocar um Corsa Classic usado há dois anos e meio por um modelo mais bonito e moderno como, por exemplo, o Ford KA 2014, mas ainda não estar totalmente decidida.

 "Ainda não sei exatamente por qual irei trocar, há dois modelos diferentes e custam acima de 40 mil, e até agora o valor que deram no meu usado foi 15 mil. Terei que financiar o restante, então é preciso cautela, por isso estou pesquisando, afinal, estão ocorrendo muitas promoções neste período, Irei primeiro pesquisar bastante para não extrapolar meu orçamento”, disse a empresária.

O mecânico Jurandir da Costa Santos que trabalha com lanternagem e pintura de veículos na capital há mais de 25 anos, afirmou que o salitro interfere diretamente na conservação dos carros, e que os proprietários devem ficar atentos as condições dos veículos para evitar danos irreversíveis.

Ele dar dicas de alguns cuidados que podem ser tomados para que evite o ferrugem nos automóveis: não passar longos períodos sem realizar à lavagem do carro; levar o carro regularmente à oficina para fazer revisões periodicamente; ter o máximo de cuidado com as caixas de rodas, pois são as primeiras a enferrujar; verificar sempre se há algum indício de ferrugem embaixo do carro e se caso houver, procurar logo uma oficina para iniciar a recuperaão; evitar o máximo de deixar o carro na areia da praia e mesmo passar em água de esgoto.
 
Mercado de carros seminovos
Na capital o comércio de compra de carros seminovo está bastante aquecido, as pessoas a cada dia buscam por carros mais modernos, confortáveis e sofisticados e com isso acabam se desfazendo dos carros antigos. De acordo com a proprietária de uma empresa de carros seminovos da capital Eliulde Barros, os veículos levados de São Luís é uma média de 700 por mês para ser revendidos em outros estados. São três carretas abastecidas todos os dias. As cidades que mais compram carros do Maranhão são Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Feira de Santana (BA). “As pessoas em São Luís são vaidosas, costumam trocar de carro, pois não querem andar com carro velho, e com isso acaba dando entrada pelo 0 km, ou então vendendo mesmo para usar o dinheiro para dar uma boa entrada”, disse Eluilde.

Eluilde, que trabalha neste negócio há mais de dois anos, explica que o proprietário procura a empresa, apresenta o carro e então, há uma análise de todo o veículo e de toda a documentação, para assim ser realizada a transferência no cartório tudo registrado.
“Esse tipo de negociação além de trazer lucro para a empresa, oferece ao proprietário do veículo que está fazendo a transação à segurança, pois é tudo registrado no cartório, dentro da legalidade e ao comprador a oportunidade de adquirir um carro bem conservado por um bom preço”, falou a proprietária.

De acordo com o motorista Mário Luiz, que faz carregamento há mais de um ano em São Luís, tem sempre muito trabalho, pois os carros na cidade têm no máximo uma vida útil de dois a quatro anos e o estado de conservação é excelente por isso a revenda é garantida. As cegonhas têm capacidade para levar 11 carros por viagem, saem mais de duas carretas carregadas por dia do Maranhão com destinos variados.

Outras concessionárias de veículo em São Luís trabalham com seminovos para a venda em atacado, para revender para concessionárias pequenas que vendem a varejo em São Luís ou encaminham para outros estados. De acordo com o gerente de seminovos de uma concessionária de São Luís, Marcos Francelino, o mercado de automóveis seminovos é grande, porém as ofertas são poucas.

“O grande lance de comprar o seminovo é captação do cliente para a compra do carro novo, por isso revendemos os carros para pequenas empresas. A maioria dos carros está em estado de má conservação e com peças gastas. Então, optamos pela venda em atacado e não revender a varejo, daí eles fazem a manutenção e revendem ”, falou o gerente.

Vantagens dos carros 0 km

Os carros novos têm inúmeras vantagens, como garantia segurança quanto às peças do veículo e menos chances de te deixar na mão. Mas para comprar um carro novo, é preciso economizar uma boa quantia e pagá-lo em poucas vezes, pois as taxas de juros podem ser quase o valor de outro veículo.

Vantagens dos carros Seminovos

Pelo mesmo valor de um novo, o mercado oferece carros seminovos mais sofisticados, potentes e equipados. Isso acontece porque no momento em que o carro sai da concessionária e nos primeiros anos de uso ele sofre perda significativa de valor.
Carros com poucos anos de uso tendem a apresentar menos problemas mecânicos, pois as peças não sofreram ainda tanto desgaste quanto as de veículos mais antigos.

Os seminovos também estão, muitas vezes, no período de garantia de fábrica, em alguns casos de até três anos, e participam de promoções de revisões programadas.

já passou pela desvalorização de 20% e deve ter no máximo três anos de uso e quilometragem entre 5.000 km e 30.000 km. É uma ótima opção para quem não faz questão do carro novinho e pretende gastar menos, podendo parcelar.

Fonte: O Imparcial.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.