Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Maranhão é um dos estados onde há maior número de inadimplentes

Conforme uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o Maranhão apontou um significante aumento de inadimplência em 2014 e está entre os cinco estados do Brasil que registraram o maior inadimplemento, sendo eles: Maranhão (13,21%) e Rio Grande do Norte (11,70%), do Nordeste. Dois da Região Norte, o Amapá (13,20%) e o Acre (12,42%), e um do Sul, o Paraná (12,74%).

Foi traçado um mapa geral da inadimplência no Brasil juntando dados referentes ao primeiro semestre do ano. O estudo foi montado de forma abrangente pela primeira vez e tomou como base todos os municípios brasileiros com população acima de 1.000 habitantes, revelando que existem diferentes índices de inadimplência de acordo com a maneira que o tema é avaliado – por cidades e regiões brasileiras. Apesar de o Maranhão estar como um dos líderes no ranking dos inadimplentes, as regiões que concentram mais devedores são a Norte, atingindo 31,1% da população, em seguida o Centro-Oeste, com 26,4%. 

Em relação às avaliações das dívidas atrasadas há mais de 90 dias e com valores acima de R$ 200,00, os inadimplentes totalizam 35 milhões de pessoas, o equivalente a 24,5% da população. Outro dado curioso revelado através da pesquisa feita pelos economistas da Serasa Experian é que o interior do Nordeste possui um baixo índice de inadimplência, pois grande parte dessa população ainda não possui acesso ao crédito, o que resulta em poucos endividados em relação ao tamanho da população. “A inadimplência no comércio tem certa sazonalidade, em geral é maior no primeiro semestre. Os registros de inadimplência geralmente aumentam em março, abril e maio e a explicação da CDL é que são dívidas contraídas com as compras natalinas, pois geralmente no início do ano as pessoas têm muitas despesas com escola, IPTU, IPVA e imposto de renda e acabam deixando de pagar o cartão e os crediários das dívidas feitas no ano anterior. A partir do segundo semestre começa a diminuir o volume da inadimplência e, em geral, nos meses de setembro, outubro e novembro a queda no número de inadimplentes é acentuada”, informou a Câmara de Dirigentes Lojistas  de São Luís.

O registro da inadimplência no SPC é feito pela empresa credora e quem é registrado fica impedido de fazer novas transações no comércio. Além disso, a pessoa negativada fica impedida de solicitar financiamento bancário e abrir cadastro para aquisição de casa própria. Sobre o processo de quitação de dívidas, CDL acentuou: “A recomendação da é que o inadimplente procure a loja (empresa credora) e tente negociar. Somente o lojista pode fazer isso e, em caso de renegociação, assim que o devedor paga a primeira parcela da renegociação seu nome sai do cadastro do SPC”.


5 Dicas para limpar seu nome

1. Faça uma análise e veja que loja ou instituição indicou seu nome na lista de maus pagadores. O SPC, a Serasa e os cartórios de protesto devem fornecer essa informação de graça. Outra maneira é fazer esse procedimento online;

2. Realize negociações com o banco ou loja que você deve e quite a dívida através de parcelamentos, a idéia é ir de pouco a pouco. O nome só ficará limpo com a conta paga, mas é possível uma redução no valor, descontando taxas como juros e multas;

3. Guarde o comprovante de pagamento. Confira também se ele está com o valor correto que foi pago;
4. Para quem tem o nome negativado por conta de cheque devolvido ou título protestado deve ir primeiro ao banco e no cartório. Nesse caso, o banco ou o cartório poderão cobrar uma taxa;

5. Confirme se o seu nome realmente saiu do SPC e da Serasa. Os próprios bancos, lojas e cartórios são obrigados a tirar o nome da lista após o pagamento da dívida. O prazo para isso acontecer é de 5 dias úteis.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.