Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Justiça suspende licenças de mineradoras que atuam em Rosário

A Justiça Federal acolheu o pedido do Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) para suspender as licenças ambientais concedidas aos empreendimentos de mineração e beneficiamento localizados no povoado de Miranda. Três empresas mineradoras atuam na região, e segundo o MP, elas não apresentam Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
A Justiça Federal determinou, também, às empresas a imediata paralisação de suas atividades minerárias, inclusive a de pesquisa mineral, em especial aquelas desenvolvidas por meio de detonação por explosivos e o transporte de rochas. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 50.000.
Apesar de as empresas exercerem atividade poluidora e significativamente degradante, consistente na extração mineral mediante uso de explosivos, o Estado deixou de fiscalizar as atividades, que foram irregularmente licenciadas,  colocando em perigo membros da comunidade quilombola Miranda, no município de Rosário.

Segundo laudos técnicos da defesa civil, a situação sugere a incompatibilidade entre o exercício da atividade econômica e a manutenção do modo de vida da comunidade quilombola, visto que entre as consequências estão grandes crateras, supressão de vegetação e utilização de enorme quantidade de explosivos próximos de local ancestralmente ocupado pela comunidade. 

O pedido de liminar consistiu na suspensão das licenças ambientais das empresas e na imediata paralisação das atividades de extração e beneficiamento de granito ou outra substância mineral na área da comunidade quilombola de Miranda. Além disso, o Maranhão deve se abster de conceder novas licenças ou mesmo renovar as já existentes sem a prévia exigência dos estudos respectivos EIA/Rima, sob pena de também pagar multa de R$ 50.000.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.