Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo do Estado divulga programação das festas juninas 2014 em São Luís

SÃO LUÍS - O “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira” foi lançado pela governadora Roseana Sarney, no fim da tarde dessa quarta-feira (4), no Palácio dos Leões, no Centro de São Luís. No ato, ao lado da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, ela destacou os números da programação, deu detalhes dos arraiais que movimentarão o período e anunciou o incremento de 42% no valor do cachê das manifestações. Ao final, houve apresentação de diversas manifestações.
O festejo ocorrerá no período de 19 a 29 deste mês, em diversos espaços. Ao todo, serão 1.600 apresentações, entre elas, 550 manifestações juninas e 90 shows musicais de maranhenses e sete de artistas nacionais. O roteiro contempla bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha, cacuriá e danças diversas.
“Sob as bênçãos dos santos juninos, vamos fazer uma grande festa para celebrar a nossa cultura e a nossa seleção, daquele jeito que nós, maranhenses, sabemos fazer como ninguém: com muita alegria, paz e muito orgulho da nossa cultura”, declarou a governadora.
Roseana Sarney destacou, também, que o festejo junino incrementa outros setores, como a economia. “Além da beleza e alegria, a festa cria emprego e gera renda para o povo maranhense”, observou.
Na programação apresentada, haverá dois Cortejos Juninos que movimentarão as ruas de São Luís, nas sextas-feiras, dias 20 e 27 de junho. Os grupos se concentração na Praça Deodoro, seguindo pela Rua Grande até a Praia Grande.
Já no período de 20 a 29, haverá festança no Ceprama, na Vila Palmeira e na Praia Grande, que abrigará uma grande Vila Junina, com tradicionais pontos de apresentação no Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina.
Sete espaços Vivas, em diversos bairros, vão se transformar em arraiais, garantindo mais conforto aos moradores, que não precisarão se deslocar para outras localidades. A festa movimentará o Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Praça da Saudade (Madre Deus) e Vila Embratel.
A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que cada detalhe da programação foi pensado para mostrar a grandiosidade dos festejos juninos maranhenses. “Serão 1.600 apresentações em vários arraiais. Além de São Luís, o projeto contempla festejos em 100 municípios do interior do Estado, que vão contar com apresentações de bois de todos os sotaques, danças e muito mais”, observou.
Olga Simão falou, também, sobre o Arraial da Lagoa que já se firmou como ponto das celebrações juninas. “Essa mistura atraiu grande público em 2013 e deve repetir o sucesso neste ano”.
Assim como aconteceu no ano passado, o Arraial da Lagoa será um espaço com atrações à parte para toda a família. Além de apresentações de manifestações da cultura popular no tablado central, o espaço contará com shows no palco.
Ao todo, serão 11 noites de shows. Passarão pelo palco Waldonys (dia 19), Elba Ramalho (dia 20), Geraldo Azevedo (dia 21), Betto Pereira e Gerude (dia 22), Banda do Barrica (dia 23), Orquestra Sanfônica do Piauí (dia 24), Jorge de Altinho (dia 25), Papete (dia 26), Alcione (dia 27), Mano Borges e Cesar Nascimento (dia 28) e Alceu Valença (dia 29).
Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e Turismo (Setur), com apoio da Comunicação Social (Secom), o “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira” conta com apoio da Suzano Papel e Celulose, Mateus Supermercados, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luis Convention & Visitors Bureau.
Dirigentes de manifestações e brincantes, também, participaram do lançamento. Entre os presentes, Maria José Soares (do Boi de Maracanã), Cláudio Sampaio (Boi Brilho da Ilha), José Inaldo Ferreira (Boi da Maioba), Helena Leite (Boi da Pindoba) e Concita Braga (Boi de Nina Rodrigues). Todos comemoraram o anúncio de aumento de 42% no valor do cachê das manifestações.
O presidente do Boi Brilho da Ilha, Claudio Sampaio, ressaltou que já vive a expectativa para o início da festa. “Esse é um São João diferente, nós temos também a Copa do Mundo, por isso nós nos preparamos para trazer muita beleza e alegria que são a marca do nosso São João”, destacou.
Cultura Ações 2013
Na ocasião, a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, lançou a edição do Cultura – Ações 2013. O balanço documenta uma nova fase de difusão cultural no Maranhão, permeada pela descentralização das políticas públicas, potencialização dos recursos, democratização das decisões e pela preservação e ampliação ao acesso ao patrimônio do Maranhão.
A publicação comprova o alinhamento com as políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC), traço marcante da gestão. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas pelos equipamentos culturais, como museus, bibliotecas, centros culturais, teatros, entre outros, também conhecidos como Casas de Cultura.
SAIBA MAIS
SÃO JOÃO DO MARANHÃO – “A Copa da Cultura Brasileira”
- Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e Turismo (Setur), com apoio da Comunicação Social (Secom)
- No período de 19 a 29 de junho
- Cortejos Juninos (dias 20 e 27 – da Praça Deodoro à Praia Grande)
- Vila Junina da Praia Grande (de 20 a 29 - Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina)
- Espaços Alternativos (de 20 a 29 - Ceprama e Vila Palmeira)
- Espaços Viva (de 23 a 29 - Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus/Praça da Saudade e Vila Embratel)
- Arraial da Lagoa (de 19 a 29 – na Lagoa da Jansen)
- Arraiais comunitários
Apresentações
- 1.600 apresentações no total
- 550 grupos juninos e afins (tambor de crioula, bumba-meu-boi, cacuriá, coco, dança portuguesa; dança do boiadeiro, espetáculos de teatro de rua, quadrilhas juninas e danças diversas)
- 90 shows musicais
- 50 artistas locais
- 7 showsnacionais (Arraial da Lagoa)
Grupos
- 18 Grupos alternativos
- 48 Bois Sotaque Baixada
- 4 Bois Sotaque costa de mão
- 88 Bois Sotaque de orquestra
- 45 Bois Sotaque de matraca
- 15 Bois Sotaque zabumba
- 72 Tambores de crioula
- 57 Danças Portuguesas
- 32 Danças do Boiadeiro
- 29 Grupos Mirins
- 33 Quadrilhas Juninas
- 29 Cacuriás
- 7 Cocos
- 29 Grupos mirins
- 33 Quadrilhas juninas
ARRAIAL DA LAGOA
Quinta (19) - Waldonys
Sexta (20) - Elba Ramalho
Sábado (21) - Geraldo Azevedo
Domingo (22) - Betto Pereira e Gerude
Segunda (23) - Banda do Barrica
Terça (24) - Orquestra Sanfônica do Piauí
Quarta (25) - Jorge de Altinho
Quinta (26) - Papete
Sexta (27) - Alcione
Sábado (28) - Mano Borges e Cesar Nascimento
Domingo (29) - Alceu Valença.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.