Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Secretaria da Mulher firma parceria com SENAI e SEBRAE


A prefeitura de Rosário através da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher (Semur) em parceria com o SENAI e SEBRAE, investe em projetos de geração de emprego e renda para as produtoras rurais. Durante a semana foi oferecido um curso de qualificação profissional de costura em tecido plano para a primeira turma de mulheres trabalhadores rurais do município.

O objetivo da oficina é capacitar as alunas do curso para formarem uma associação de mulheres produtoras no segmento de confecção no Município de Rosário. Após as oficinas realizadas pelo SEBRAE, as participantes estão sendo capacitadas pelo SENAI que já está viabilizando as etapas seguintes referentes a conquista de um mercado de uniformes profissionais, escolares entre outros, com vista ao mercado local e regional.

Esta associação rosariense será a primeira a receber estrutura e qualificação de nível para melhorar os índices de desenvolvimento social respaldado no trabalho de mulheres rosarienses, que motivadas começam a ver o mundo de outra forma.


Para a Secretária Municipal da Mulher Jessilde Alves, a capacitação profissional é a primeira coisa que se tem que pensar antes de desenvolver qualquer setor de atividade e esta oficina será um grande passo para inserir a mulher Rosariense no mercado de trabalho.

“Estamos construindo um novo momento na nossa história, e como toda construção começa pela base, é a este desafio que estamos nos propondo. O referido empreendimento fará de todos nós rosarienses orgulhosos por ver o progresso da nossa terra sendo alavancado e movido por mãos femininas que conjugam a habilidade profissional à boa vontade de realização”, ressalta.

Segundo o diretor do SENAI em Rosário, Euvaldo de Jesus Pereira, este projeto tem tudo para dar certo, “Digo isto porque, o setor rural também é atendido de maneira efetiva. Através de capacitações estamos alicerçando o conhecimento, o como fazer de forma correta, da base para o sucesso destas mulheres que na maioria das vezes são o esteio das famílias”, afirma.


Apoio ao negócio

Uma das mais ativas entidades de apoio ao desenvolvimento da micro e pequena empresa, o Sebrae (Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa), mantém programas específicos para a indústria têxtil e de confecções. São vários projetos em andamento em vários estados, desenvolvidos com as prefeituras, federações da indústria, sindicatos, Senais e associações comerciais.

Cientes da importância da qualificação dos profissionais da indústria de confecções, associações nacionais da categoria, sindicatos patronais do setor, prefeituras, federações estaduais da indústria, Senai, Sebrae e outras instituições buscam se apoiar mutuamente para ampliar a capacitação profissional tanto dos empregados como dos próprios empresários das confecções.


Fonte: Ascom / Prefeitura Municipal de Rosário.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.