Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Barreirinhas e São João dos Patos sediam etapas dos JEMs

Foto ilustrativa
As cidades de Barreirinhas e São João dos Patos sediam, a partir desta terça-feira (2), as duas primeiras etapas dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil do Maranhão promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). As disputas das categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos) nestes dois municípios prosseguem até o próximo dia 9 deste mês. Nestas duas primeiras etapas regionais, estão confirmadas a participação de instituições de ensino de outros dezesseis municípios: Vargem Grande, Miranda, Humberto de Campos, Afonso Cunha, Coelho Neto, Itapecuru, Santa Rita, Chapadinha, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Presidente Vargas, Santo Amaro, Rosário, Pastos Bons, Balsas e Passagem Franca.
Após a realização da Etapa Metropolitana no mês de junho, apenas com a participação de instituições de ensino de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, as disputas dos JEMs ganham caráter regionalizado. Ao todo, a Sedel irá realizar esta segunda etapa dos JEMs em seis cidades-sedes durante o mês de julho. Além de Barreirinhas e São João dos Patos que sediam etapas regionais, as cidades de Imperatriz, Caxias, Presidente Dutra e Santa Inês também serão sedes desta fase dos JEMs.
Entre os dias 12 e 19, as disputas ocorrerão nas cidades de Caxias e Presidente Dutra. E, de 21 a 28, Imperatriz e Santa Inês sediam as duas últimas etapas regionais dos JEMs 2013.
Vale destacar que todas as equipes campeãs destas regionais se classificam para a Etapa Inter-regional, que será realizada em São Luís, e que irá definir os últimos classificados para a Etapa Estadual dos JEMs 2013.
No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) está a lista atualizada de todas as instituições de ensino garantidas na Etapa Estadual dos Jogos Escolares. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.
Em 2013, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer irá homenagear dois ícones do esporte maranhense: Rubem Goulart e Ronald Carvalho. As duas personalidades darão os nomes aos troféus desta edição do JEMs na categorias Infantil (de 12 a 14 anos) e Infanto (de 15 a 17 anos).
Fórmula de disputa
Pelo terceiro ano seguido, os JEMs estão sendo disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas foi realizada em maio. Com esta fórmula de disputa, a intenção da Sedel foi de interiorizar as disputas dos Jogos Escolares aumentando o tempo da competição ao longo do ano.
Após a realização da etapa Metropolitana/Municipal serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidas as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.
O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Sedel também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcadas para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.
Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.
Calendário das etapas regionais
De 2 a 9 de julho: disputas em Barreirinhas e em São João dos Patos.
De 12 a 19 de julho: disputas em Caxias e em Presidente Dutra.
De 21 a 28 de julho: disputas em Imperatriz e em Santa Inês.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.