Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Ações da Secretaria de Assistência Social de Icatu-MA

Por: Rebeca Alexandre - Secretária Adjunta de Assistência Social de Icatu.

A Politica de Assistência Social em nosso país passa por um momento histórico muito importante, peno de conquistas, representando o reconhecimento da politica pública de Assistência Social, sob responsabilidade do Estado. A progressiva ampliação de seu papel no âmbito da proteção social brasileira, onde quem ganha é a população usuária dos serviços, e em Icatu não é diferente. Apenas no inicio da administração do prefeito Dunga, que tem por objetivo principal “Mudar Icatu de verdade” o órgão gestor da politica de Assistência Social no município, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Emprego, Trabalho e Igualdade Racial - SEMASjá tem um relatório de atividades, recheado de ações que beneficiam a população Icatuense. Responsável pela pasta a Senhora Eudacir Ribeiro Silveira Gonçalves, vem mostrando todo seu compromisso e dedicação com a população, não medindo esforços para transformar em ações os direitos de todos e todas que desta politica necessitam. Podemos destacar algumas atividades nesses quatro meses e seis dias de gestão:
Iniciaram-se as atividades do exercício de 2013, com o mapeamento dos equipamentos e a situação encontrada da secretaria, suas unidades de atendimento e seus profissionais, mapeamento este que indicou mudanças necessárias, tais quais: prédios para o funcionamento dos programas e contratação de profissionais para melhor atender a população. Com esse passo dado a equipe da Assistência passa ao planejamento, momento em que todos os funcionários da secretaria se juntaram em um dia inteiro para melhor planejar todas as ações, entendendo que sem planejamento não se pode executar um bom serviço nas politicas publicas.
Reunião de Planejamento da equipe da SEMAS
(Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Eudacir, na construção do planejamento da SEMAS)
Todos os programas funcionando em pleno vapor, de acordo com suas normativas, pois a assistência não pode parar por se tratar de serviços de ação continuada sendo periódicos e sucessivos. Temos em Icatu, o Centro de Referencia da Assistência Social - CRAS, onde destacamos o serviço para crianças de 3 à 6 anos de idade, grupo de famílias com os responsáveis pelas crianças, adolescentes e jovens atendidos no PETI e PROJOVEM, atendimentos com Técnicos de Referencia (Assistente Social e Psicólogo(a)) para encaminhar serviços de proteção social básica. Para as crianças e adolescentes entre 7 aos 16 anos temos o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI e para os jovens entre 15 á 17 anos o PROJOVEM Adolescente. Para saber mais sobre estes programas a população pode se dirigir ao CRAS situado na Avenida São Benedito-Baiacui ( Sítio do Preto).
(Implantação do PROJOVEM na zona rural - Jussatuba)
(Atividade Física do PROJOVEM Adolescnte)
(Reunião com as Famílias atendidas pelo CRAS)
Outro programa que também atende a população 8 horas por dia nos 5 dias da semana é o Programa Bolsa Família - PBF, e o Setor de Benefícios, onde atendemos, orientamos e encaminhamos, idosos de 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família, LOAS/93, além também dos benéficos eventuais, como o auxilio funeral para acessar esses benéficos ou obter mais informações é só se dirigir à Rua Barão do Rio Branco ( antiga Telpa).
E para as famílias e/ou indivíduos que tiveram seus direitos violados, ou seja, que sofreram algum tipo de violência, como por exemplo: violência física, sexual, psicológica, ou negligencia, podemos contar com Centro de Referencia Especializado da assistência Social - CREAS, situado à rua Lorival Diniz nº 31, no Juncal, próximo ao Viva Juncal.
Outra grande ação da assistência foi a concepção da I Primeira Semana em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que contou com uma semana de programação com palestras, brincadeiras, brindes, o lançamento do Cine Águas Boas com a exibição de filmes relacionado à Mulher e ainda uma grande passeata para conscientização da população a cerca dos direitos da Mulher. Esta ação foi realizada pela Prefeitura de Icatu contando com a atuação direta de todas as secretarias, tais quais: Juventude e Mulher, Saúde, Fazenda etc.
(Secretária de Assistência Social Eudacir , parabeniza todas as mulheres na Passeata pelo Dia Internacional da Mulher)
(Café da manhã com brincadeiras, brindes e atrações no Dia Internacional da Mulher - Prima Dama dá as boas vindas à todas)
Muitas outras ações estão sendo executadas pela Secretaria de Assistência Social com muito carinho para toda população que dela necessitar em Icatu.


Fonte: ASCOM / Prefeitura de Icatu.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.