Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Desmatamento da Mata de Cocais para a obra da Refinaria foi causa da invasão de morcegos em povoado de Rosário

Foto ilustrativa 

Rosário (MA) - Os moradores do povoado São Miguel na margem direita do Rio Itapecuru em Rosário, estão assustados com a invasão de morcegos. Portas e janelas fechadas e luzes acesas não estão sendo suficientes para espantar os visitantes indesejados que entram pelas frestas, que tiram o sono dos habitantes. A causa segundo especialistas é exclusivamente do desmatamento da Mata de Cocais, onde está sendo construída a Refinaria Premium I, o local era habitado por diversos animais silvestres, entre eles os morcegos.

O povoado de São Miguel e lugares vizinhos formam uma das comunidades com maior grau de desmatamento, inclusive das matas ciliares que tem causado um grande assoreamento. É neste contexto somado ao período chuvoso que esses mamíferos voadores têm procurado abrigo nos prédios, como vêm acontecendo em casas e escolas. 

Neste momento é preciso identificar a(s) espécie(s) e saber se existem morcegos contaminados com o vírus da raiva. Até a retirada/saída, algumas medidas devem ser tomadas, como dificultar a entrada deles nos prédios e aumentar a iluminação, além de vacinar os animais domésticos (algo que a Prefeitura não tem feito).

O vereador Josias do PMDB, usou a tribuna na última Segunda-feira (20), para pedir atenção e ajuda neste caso.  “Dá medo, a população não consegue dormir em paz, principalmente as crianças, elas já não ficam mais sozinhas a noite e a gente fica com receio dos nossos cães e gatos serem contaminados com a raiva”, destacou.

É importante salientar que esses animais não costumam atacar humanos espontaneamente, apenas se defendem quando são pegos. E que a cidade de Rosário há tempos possui uma grande quantidade de morcegos, a diferença é que hoje eles estão perdendo seu habitat na zona rural, onde a sua densidade demográfica sempre foi maior. 

A orientação que o blog Rosário Notícias (RN) deixa é para que as pessoas evitem contato direto com os morcegos, tanto vivo, quanto morto. Em casos de encontrá-los, a solução deve ser o isolamento da área onde o animal se encontra até que sejam tomadas as medidas necessárias.

Definitivamente recai quase que exclusivamente para Rosário todo o impacto social, cultural, histórico e ambiental gerado pela obra (hoje parada) da criação da Refinaria Premium I.  

A problemática envolvendo morcegos não se restringe a São Miguel, porém as proporções são menores em outros lugares de Rosário, na semana passada o blog RN mostrou o caso da escola O Coelhinho na sede, clique aqui.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

5 comentários:

  1. Vou aproveitar os buracos e fazer uma bate caverna aí em Rosário. Kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Rosário é só buracos e agora também só morcegos, principalmente na Prefeitura. rs

    ResponderExcluir
  3. Isso é o paraíso na terra, calma aí gente que vou comer esses morcegos. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. A prefeitura de Rosário que já tinha os ”fomigão” comendo a folha, agora tem os “morcegão” chupando o sangue.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.