Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Vereadores visitam o SESP e constatam o descaso com a saúde em Rosário





Um verdadeiro descaso na saúde pública da cidade de Rosário foi constatado na manhã desta quarta-feira (03), por alguns vereadores da cidade, quando em visita surpresa a Unidade Mista de Saúde do município, tiveram o desprazer de ver o quanto a população rosariense está padecendo por falta de saúde.

Os vereadores Léo Cavalcante (PTB); Jardson Frazão (PP); Sandro Marinho (PSD); Francimar Oliveira, o Preto (PP); Josias Santos (PMDB); Valdemar do Sindicato (PRP); Jorge do Bingo (PTdoB) e Agenor Brandão (PV), foram os parlamentares rosarienses que realizaram a vistoria no hospital SESP, em decorrência à grande e constante denuncia e reclamação que a sociedade vem fazendo deste setor público.


A fiscalização “In Loco” e surpresa dos vereadores ao hospital, só mostra a preocupação dos mesmos em querer ver o SESP funcionando como anteriormente, realizando consultas médicas, exames laboratoriais, raios-X, ultrassonografias, atendimentos odontológicos, atendimento de urgência/emergência, cirurgias e partos. Para eles, é lamentável que não nasça mais filhos da cidade, por falta de um centro cirúrgico.


Logo na chega dos parlamentares ao hospital, foi possível ver, claramente, a superlotação de pacientes em busca de atendimento médico. Mas, o caso mais grave e sério de todos ainda está por vir.


Lamentavelmente, em uma visão geral da atual situação da Unidade Mista de Rosário (SESP) e de acordo com o que foi apreciado pelos vereadores, infelizmente, não existe nenhuma condição estrutural e higiênica para a continuidade dos atendimentos à pacientes no hospital. As fotos mostram claramente, que nada está devidamente certo ou funcionando como deveria. Faltam medicamentos, atendimentos, alimentação adequada aos pacientes, materiais e condições mínimas de higiene para garantir a saúde de um individuo.


Durante a visita foram constatadas várias irregularidades e, dentre as tais, citaremos algumas delas:


- Banheiros imundos e sem menores condições de uso;


- Bebedouros sujos, quebrados e compartilhamento de um mesmo copo para todos os pacientes;


- Portas arrancadas e quebradas; macas sem colchões, abandonadas e enferrujadas;


- Equipamentos da sala de parto enferrujados, com Líquido cirúrgico ainda sugador em um incipiente, provavelmente, do ano passado;


- Centro cirúrgico fechado, sujo e com equipamentos sem condições segurança de higiene;


- Sala da enfermaria de internação sem garantia de higiene no preparo dos medicamentos;


- Gabinetes odontológicos ainda guardados nas caixas;


- Dispensa da cozinha vazia, onde foi constatado que faltam alimentos aos pacientes, como arroz, farinha, macarrão, leite, biscoitos etc...;


- Ambulâncias abandonadas, sucateadas e largadas ao leu;


- Pedra da capela mortuária ainda suja de sangue de uma vítima de execução que ocorreu há oito dias;


- Sala de Raios-X que não está funcionando, e muitas outras irregularidades.


Depois de toda a vistoria feita, um médico da casa fez questão de receber os vereadores em uma sala para conversarem. Dr. Manoel Reis disse que ficou muito feliz em ver a atitude dos parlamentares rosarienses, tentando buscar soluções para resolver os problemas na saúde do município, principalmente, do hospital SESP. Ele disse ainda que a gestão pública e os recursos devem ser bem gerenciados, o que contribuiria para o bom andamento das coisas.


Durante a conversa com os parlamentares, Dr. Manoel Reis citou três item que, para ele, são fundamentais para a saúde: Qualidade, segurança e competência. Segundo ele, de todos o terceiro é mais importante. Para um bom entendedor meia palavra basta...


Diante de tudo o que viram e ouviram, os vereadores deverão elaborar um relatório baseado em fotos, relatos, depoimentos colhidos, e encaminhá-lo ao Ministério Público Estadual para que avalie a situação do hospital público da cidade de Rosário e se pronuncie sobre o caso.



AS IMAGENS SÃO DE CAUSAR REVOLTACLIQUE AQUI PARA VÊ-LAS.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.