Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Senai realizou mostra de cursos técnicos em Rosário-MA


Na exposição do Senai, os alunos dos cursos de Bombeiro Hidráulico, Caldeiraria e Eletricista Predial detalharam aos visitantes o que fazem os trabalhadores que atuam nessas áreas. A programação na cidade também contou com a participação do caminhão da cultura do Sesi.



Foto: Veruska Oliveira/Ascom/Fiema



Caminhão da cultura do Sesi em Rosário



Rosário (MA) – Uma exposição do Senai para divulgar profissões da indústria e diversas apresentações e esquetes teatrais realizadas no caminhão da cultura do Sesi marcaram a participação do Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – nas comemorações de aniversário de 99 anos de emancipação política de Rosário, no último dia 06.
Recém-inauguradas na cidade, as unidades do Sesi e Senai foram convidadas a integrar a programação da festa do município, com ações na área de educação e cultura.
Na exposição do Senai, os alunos dos cursos de Bombeiro Hidráulico, Caldeiraria e Eletricista Predial detalharam aos visitantes o que fazem os trabalhadores que atuam nessas áreas, divulgando as três profissões demandadas pela indústria.
“Com o auxílio dos instrutores, os alunos estão apresentando aos visitantes o que cada área faz, inclusive mostrando equipamentos e fazendo montagem de peças”, explicou a supervisora Ana Raquel Rodrigues, do Centro de Educação Profissional e Ações Móveis/Unidade Senai Rosário.
A maioria dos alunos é das turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), programa do governo federal, que tem parceria com o Senai na oferta de cursos de educação profissional. Eles foram encaminhados à entidade pela Secretaria de Ação Social de Rosário.
Também há turmas demandadas pela empresa de produtos elétricos Schneider, contemplada nas ações de gratuidade do Senai, que têm foco na indústria.
Segundo Ana Raquel, outras quatro turmas nas áreas de Eletricista Instalador Predial, Operador de Computador, Caldeiraria e Encanador Predial estão acontecendo em Rosário, cada turma com uma média de 25 alunos.
“Além dessas, mais três estão começando em abril para qualificação nas áreas de Soldador a Arco Elétrico, Almoxarife de Obras e Motorista de Transporte Escolar”, enumerou a supervisora.
Uma outra tenda muito visitada durante o aniversário de Rosário foi a da unidade Sesi Indústria do Conhecimento, uma biblioteca com acesso à internet e outras mídias inaugurada em Rosário pela ação do Sesi-MA. Sempre lotada, a tenda levou parte das obras literárias da unidade para a exposição na praça da cidade e atraiu dezenas de crianças.
Para o secretário de Educação de Rosário, Joaquim Sousa Neto, a chegada das unidades do Sesi e do Senai nos últimos anos deram um suporte para a educação do município. “Há muita procura dos jovens pelos cursos. As unidades estão mudando o perfil da cidade. A unidade Sesi Indústria do Conhecimento, por exemplo, é um fenômeno por aqui”, frisou.
O Sistema Fiema que já atuava na cidade há desde 2010, recentemente através de acordos/convênios com a administração municipal anterior inaugurou os prédios das duas unidades do Sesi (uma escola e uma unidade Sesi Indústria do Conhecimento) e uma do Senai, com a finalidade de garantir educação básica e continuada a jovens e adultos, além da formação de profissionais para atuar em diversos segmentos da indústria.
A estrutura visa fortalecer o atendimento às indústrias instaladas e em instalação nos municípios do Baixo Itapecuru, Baixo Munim e Lençóis Maranhenses, a exemplo da Refinaria Premium I (em construção entre os municípios de Bacabeira e Rosário), impulsionando o desenvolvimento do setor na região.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.