Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


ROSÁRIO: Vereadores “tomam as dores” dos Agentes da SMTT e Guardas Municipais na queda de braço com a Prefeitura



A mesma comitiva de vereadores que estiveram no hospital SESP, na manhã da última quarta-feira (03), esteve também, na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Guarda Municipal da cidade de Rosário, exercendo o papel constitucional de verdadeiros fiscalizadores da gestão pública

Fizeram parte da comitiva apenas os vereadores Léo Cavalcante (PTB), Sandro Marinho (PSD), Jorge do Bingo (PTdoB), Francimar Oliveira (PP), Agenor Brandão (PV) e Jardson Frazão (PP), onde foram recebidos pelo senhor Antonio Silva, diretor da SMTT de Rosário e pelos agentes, que fizeram inúmeras reclamações por melhores condições de trabalho e o retorno do adicional noturno, que foi cancelado pela prefeita Irlahi Linhares (PMDB).

Com o fim do prazo de 90 (noventa) dias do decreto de “estado de emergência” que prefeitura da cidade decretou para colocar a cidade em ordem, os vereadores acima descritos iniciaram uma série de visitas itinerante em setores da administração pública municipal. A priori foi respeitado o pedido de tempo que a prefeita teria solicitado ao povo e a câmara para colocar a “casa” em dia. Porém, mesmo depois dos 90 dias nada mudou. Pelo menos nos órgãos que foram vistoriados pelos vereadores até aqui.

Reunidos com o um grupo de Agentes de Transito, Guardas municipais e o Diretor da SMTT, os parlamentares tiveram a preocupação de ouvi-los sobre a situação do órgão, dos agentes e do transito da cidade que está uma desordem total. O diretor da SMTT explicou que tem enfrentado muitas dificuldades a frente da pasta, por que constantemente, é cobrado pela população que reclama do transito, pela prefeita e pelos agentes por melhores condições de trabalho.

Os agentes por sua vez, cobraram o retorno do adicional noturno que foi tirado do contracheque sem nenhuma justificativa da prefeita, já que eles estão escalados para o plantão noturno. Também reclamam que estão trabalhando sob pressão, sob regime de ditadura, sem ao menos terem estrutura suficiente para desempenharem suas funções. Foi constatado pelos vereadores que nem água para beber tem na sede da SMTT, o que reforça a versão contada dos agentes.

A falta de estrutura é o que mais tem prejudicado o funcionamento da SMTT, segundo o diretor Antonio Silva. Ele contou que já havia entregado à prefeita sua carta de demissão, por não aguenta sofrer pressão sem poder ter meios para resolver os problemas, mas ela não aceitou. Ele contou aos vereadores que tem feito o possível para tentar resolver alguns problemas, porém, não tem encontrado apoio, nem mesmo dos agentes. Ele justificou ainda, que a perda do adicional noturno foi causado pelos agentes que faltavam em seus plantões noturnos. Segundo os agentes, não houve motivos para tirar o adicional noturno, o que acontece é que querem cobrar, mas não querem dar estrutura. Eles contaram aos vereadores que não têm fardamentos adequados. Inclusive, uma das agentes estava trabalhando de sandálias e outros de tênis por falta de botas; não possuem cama para repouso; a prefeitura não disponibiliza alimentação e nem água para beber; não tem talões de multas para autuações de transito; os semáforos estão queimados e o JARI não está funcionando.

Diante da problemática a Câmara fará um requerimento na próxima segunda-feira, convocando a prefeita Irlahi para uma reunião entre o diretor da SMTT, os agentes de transito, guardas municipais e vereadores para discutirem a situação e resolver o problema do transito da cidade que está um verdadeiro caos.

O corpo da SMTT elogiou a postura dos parlamentares em realizar a visita ao órgão, e disse esperar confiantemente uma resolução para o impasse entre a prefeitura e os agentes.

Fonte: Bacabeira em Foco (Jefferson Calvet).


Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.