Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Possibilidade de suspensão na obra da Refinaria Premium I

Caiu como uma bomba no gabinete da presidência do Senado a notícia de que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, decidiu suspender a construção de refinarias no Maranhão e no Ceará.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), não esconde a contrariedade com essa decisão. Isso porque a construção dessas refinarias tinha sido prometida pelo ex-presidente Lula.

Além de Sarney, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foram surpreendidos pela notícia.

Obras da refinaria estão na fase de terraplanagem

Avaliação feita no gabinete do presidente Sarney é de que puxaram o tapete do ministro Lobão com essa decisão de adiar as obras das duas refinarias.

A notícia também foi mal recebida pelo governador do Ceará, Cid Gomes. (Blog do Gerson Camarotti, no G1)

Deputado vai requerer informações à Petrobras sobre situação das obras da Refinaria Premium

O deputado Eduardo Braide (PMN) informou ontem, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, que vai apresentar requerimento solicitando à presidente da Petrobrás, Graça Foster, informações sobre a real situação do cronograma de obras da Refinaria Premium, de Bacabeira e Rosário, para a qual, segundo ele, foi aceso o sinal amarelo.

O parlamentar quer ter certeza se os trabalhadores que estão no processo de qualificação e os que vão se qualificar daqui para frente vão ter oportunidade de trabalhar na Refinaria. “A Refinaria é de interesse do Estado, é de interesse do ministro maranhense das Minas e Energias, e tenho certeza de que todo o povo do Maranhão”, acrescentou. Braide quer que a Petrobrás diga, de forma clara, o que vai acontecer com o cronograma de execução da obra. “Para que tenhamos certeza de que ela será concluída. Precisamos ter certeza para dizer ao Maranhão que a obra será realmente finalizada”.

Preocupado, Braide lembrou obras federais que estão empacadas no Maranhão, como a BR-135 e o Aeroporto Internacional Cunha Machado. O deputado referiu-se ao anúncio da presidente da Petrobrás, Graça Foster, de que a obra da refinaria foi colocada no rol dos projetos em avaliação.

Para Braide, tal declaração significa um entrave no planejamento; significa que o cronograma não será mais executado no prazo previsto quando se dizia, inicialmente, que a Refinaria entraria em operação no ano de 2016. “A Petrobrás avisa, agora, que o projeto não será concluído antes de 2017”, afirmou.

O deputado entende que algumas situações precisam ser levadas em consideração. Primeiro, a questão do valor investido na qualificação dos trabalhadores da região e de todo o Estado para que sejam absorvidos pela Refinaria. Segundo, a importância que a Refinaria tem para o Maranhão e para todo o Brasil, uma vez que por meio das Refinarias Premium I e II, esta última no município de Abreu Lima, em Pernambuco, tidas como principal conquista para que o Brasil se torne autossuficiente na produção de derivados de petróleo.

“Precisamos ter certeza de que não haveremos de ter prejuízos, não só em relação aos investimentos que já foram anunciados e que mudaram a realidade daquela região, mas também em relação à expectativa criada entre os moradores de fazer parte de obra tão grandiosa”, finalizou.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. Nada dará certo no Maranhão enquanto a família Sarney e seus aliados estiverem no poder.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.