Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Projeto “Qualificar para Transformar” - SENAI forma turma em Rosário


Por Renato Waquim




Rosário-MA: Na manhã da última Terça (17) na Igreja Assembléia de Deus Ministério de Madureira, quarenta e nove (49) jovens rosarienses foram certificados pela conclusão dos cursos de Encanador Industrial e Isolador Térmico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (SENAI) através do projeto “Qualificar para Transformar” desenvolvido pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA) e patrocinado pela Petrobras através do processo de seleção pública do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, contando ainda com as parcerias da Prefeitura Municipal de Rosário e Câmara Municipal de Rosário.

Além de Encanador industrial e Isolador térmico na área de metal mecânica, com patrocínio da Petrobras, parcerias do Senai e ICE/MA, desde 2011 - o primeiro ano do projeto “Qualificar para Transformar”, estão sendo realizados cursos de Panificação e Confeitaria, Pintor de obra, Pintor industrial, Auxiliar administrativo, Operador de computador, Almoxarife, Eletricista instalador predial, Instalador hidráulico, Soldador tig, Soldador eletrodo revestido, Auxiliar geral de obras, Encanador industrial, Isolador térmico, Mestre de obras e Pedreiro de alvenaria. São parceiras também, as prefeituras municipais de Rosário, Bacabeira, Santa Rita, Câmara Municipal de Rosário, e a Associação dos Criadores e Produtores Rurais de Bacabeira.

João Batista fala da importância do curso

O jovem João Batista Santos falou representou os estudantes e falou da expectativa em fazer um curso pelo SENAI. “É uma oportunidade única, pois sabemos que a cada ano são muitos querendo aproveitar as oportunidades de qualificação do SENAI e torna-se mais difícil pela grande concorrência. E poder hoje receber este certificado e ter a certeza de uma profissionalização com qualidade, é muito gratificante”, disse.

A  coordenadora do GACC a Sra. Direne Andrade destacou a importância do Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA) que desenvolve o projeto “Transformar para Qualificar”. “É uma organização não governamental que desenvolve projetos direcionados para populações de baixa renda do Estado com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário, a partir das aspirações da comunidade, visando a construção de maiores espaços de participação social”, disse.

Já a representante do SENAI, Sra. Letícia de Sousa Costa, destacou a importância do evento e agradeceu à todos os envolvidos na organização o fato de ter escolhido a instituição como sua parceira nesta e em outras ações.

Durante o evento estiverem presente também: o prefeito municipal de Rosário Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP), o presidente da Câmara o Sr. Nestor Serejo (DEM), secretários municipais, lideres religiosos, representantes da polícia militar e o titular deste blog que também foi convidado a entregar os certificados (fotos).

O prefeito Marconi Bimba destacou que esta é uma ação que não seria obrigatória para a Administração Municipal, mas que entende que a qualificação é uma das ações sociais de maior importância para o futuro da sociedade, porque dá uma atividade útil para os jovens que assim deixam de estar nas ruas.

Na mesma oportunidade o prefeito lembrou de outra ação importante nesta área com a assinatura de um convênio entre o SENAI e a Petrobras que possibilitará a realização de novos cursos com bolsas de estudos para mais 200 rosarienses.

SOBRE o GACC-MA
O Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA), é uma organização de caráter não-governamental com o título de utilidade pública federal. Criado em 1987, desenvolve projetos direcionados para populações de baixa renda do Estado com o objetivo de promover o desenvolvimento comunitário, a partir das aspirações da comunidade, visando a construção de maiores espaços de participação social.


Obs.:  Para não perder a qualidade das fotos, antes de salvá-las, clique sobre a desejada e copie depois da ampliação.














































Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. Essa foi a melhor notícia de 2012 até agora!

    É disso que nossos jovens precisam.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.