Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


GACC-MA e Petrobras certificam primeira turma; Dia 08 será a vez de Rosário


Mais de 200 jovens de Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís qualificados para o mercado de trabalho. Este é o resultado da primeira etapa do projeto “Qualificar para Transformar”, coordenado pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão, com patrocínio da Petrobras. A certificação aconteceu durante o Seminário Estadual Qualificar para Transformar, realizado na manhã do dia 04 de novembro, na. Igreja Batista, Rua do Contorno Norte, s/n- Cidade Nova, em Bacabeira.

O seminário é destinado aos participantes do projeto, comunidades, empresariado e autoridades. Participarão o prefeito de Bacabeira, José Venâncio Correa Filho, a presidente do GACC-MA, Rosângela Cotrim; representando a Petrobrás, o gerente setorial Relacionamento Externo Abastecimento – Programas de Investimento – Refinaria Premium I, Rogério Ferreira da Silva; e representantes da prefeitura de Santa Rita, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, da Associação dos Criadores de Bacabeira e da Prefeitura Municipal de Rosário, que são parceiros do Projeto, além dos alunos e Renato Viana Waquim que é titular do blog Rosário Notícias.

O tema “Políticas públicas para o mercado de trabalho com foco na juventude” foi debatido pela professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão e doutora em Políticas Públicas, Silvane Magali; da coordenadora do Sistema Nacional de Empregos do Maranhão – Sine-MA, Ingrid Grugel; do presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Germano Soeiro, com mediação do doutor em Políticas Públicas, Carlos Augusto Fernandes.

Certificação – São certificados 225 jovens que realizaram gratuitamente diversos cursos de qualificação profissional. Em São Luís, no bairro Cidade Olímpica, foram oferecidos cursos de Panificação e confeitaria.

Santa Rita - Os jovens receberam qualificação como Mestre de Obras, Pedreiro de Alvenaria e Instalador Hidráulico.

Bacabeira - Executou cursos de: Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Soldador TIG, Operador de computador, Soldador eletrodo revestido e Instalador hidráulico.

Esta é a primeira certificação do projeto, que durante dois anos pretende disponibilizar para o mercado de trabalho 600 jovens qualificados nas áreas de Construção Civil, Tecnologia da Informática, Metal – Mecânica, Serviços, Gestão, Alimentos e bebidas, nos quatro municípios.

Rosário - No dia 8 de Novembro, este mesmo evento será realizado na cidade polo da região de implantação da Refinaria Premium I, abrangendo os parceiros e jovens atendidos pelo projeto do município em parceria com a Prefeitura Municipal.

O GACC-MA acredita que é preciso promover o debate sobre participação e desenvolvimento. Dessa forma, o projeto “Qualificar para transformar” trabalhará a qualificação profissional de jovens, a inserção no mercado de trabalho, incentivo a escolarização formal, articulará parcerias com empresas, com a sociedade civil organizada e com o poder público, visando de forma articulada, construir alternativas para combater o desemprego especialmente voltado para juventude - público com grande potencial de transformação de sua própria realidade, que carece de políticas públicas e projetos sociais voltados para trabalho, emprego e renda.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.