Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Povoado Miranda do Rosário ganha energia elétrica e estrada

 *Fotos/Divulgação*
Obras em ritmo acelerado acontecem por meio do Programa "Luz Para Todos"


Por Isaias Rocha (ASCOM)

ROSÁRIO-MA: Morando há 52 anos no povoado Miranda, uma comunidade remanescente de quilombo, no município de Rosário, a senhora Maria José Santos Castro, 52 anos, não acreditava mais que sua localidade seria beneficiada com luz elétrica. Sábado passado, (19) quando o prefeito Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP), esteve na comunidade para anunciar a implantação da rede de energia, cumprindo, assim, a promessa que havia feito aos moradores, a senhora Maria José não se contentava de alegria. “Parece um sonho! Achei que isto não aconteceria enquanto estivesse viva”, disse, ressaltando que a energia trará, finalmente, o desenvolvimento para o povoado.

A localidade, assim como outras regiões de Rosário, está sendo beneficiada com o programa Luz para Todos, graças a interferência do prefeito Marconi Bimba junto a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) e ao governo Dilma. Mais de 200 residências em Miranda receberão energia elétrica. Os moradores da zona rural são contemplados pelo programa sem nenhum custo, eles pagam apenas a conta de energia de suas casas. “Com a chegada da energia elétrica, o povoado ganhará estradas e implantação de um sistema de água”, destacou o prefeito Marconi Bimba, acrescentando que a Prefeitura trabalha em parceria com a CEMAR. “Enquanto a administração municipal abre estradas, a empresa se encarrega de instalar a rede de energia”, frisou.


Energia elétrica chegará para 200 famílias do povoado Miranda

De acordo com o prefeito, a energia elétrica agregará valor à produção da comunidade ribeirinha, levando desenvolvimento, atrelado à sustentabilidade, fatores fundamentais para essas comunidades que sempre foram esquecidas ao longo dos anos. “Fico feliz em ver a alegria de vocês, assim como das pessoas das outras comunidades, que nunca tinham tido acesso à energia elétrica”, destacou o prefeito, que esteve acompanhado de alguns assessores.

Na opinião de Bimba, a Luz para Todos é o maior programa de inclusão social já idealizado pelo governo federal por ser de sustentabilidade. “Com a energia, se cria condições para que eles desenvolvam projetos para garantir o sustento da família, evitando, assim, o êxodo rural”, disse.


Implantação de sistema de água
Além da energia elétrica, a comunidade de Miranda será contemplada também com a implantação de um moderno sistema de abastecimento de água. O prefeito Marconi Bimba disse que até o final do ano a comunidade vai ganhar dois poços artesianos, uma cisterna com mais de 400 litros e uma caixa d’água de 45 litros que ficará suspensa em uma torre num ponto estratégico da localidade. “A idéia é construir os dois poços artesianos para encher a cisterna, que por sua vez encherá a caixa d’água fazendo a distribuição para as residências da comunidade”, explicou Bimba.


Fonte: Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Prefeitura Municipal de Rosário-MA.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.