Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Forte do Calvário: Rosário quer atrair turistas com sua oferta histórica

Na foto - Kátia Bogéa (superintendente regional do IPHAN), Marconi Bimba (prefeito de Rosário), Euvaldo de Jesus (secretário municipal de Cultura), Renato Waquim (titular do blogue Rosário Notícias) e outros interessados na questão.


Por Francisco Jorge Ramos 
ASCOM (Prefeitura Municipal de Rosário-MA)

A Prefeitura Municipal de Rosário tenta incluir suas atrações históricas no roteiro turístico maranhense, que facilmente fica ofuscada pela capital São Luís. Beneficiado por ser rota para quem visita os Lençóis Maranhenses, o município de Rosário está despertando para o turismo. No mês de Julho deste ano, o Diário Oficial da União (DOU), publicou o edital que trata do projeto de tombamento das ruínas do Forte do Calvário, localizado na margem esquerda da cachoeira de Vera Cruz nas proximidades da foz do Rio Itapecuru. O local apresenta uma área que, a partir de agora, é reconhecida como patrimônio nacional. Além disso, com o tombamento pela União, a fortaleza se transforma em um importante ponto turístico histórico.

Sendo uma das maiores fontes de renda em todo o mundo, o turismo pode se tornar o grande responsável para o desenvolvimento da região, atraindo turistas de varias partes do país. O projeto que trata sobre o tombamento das ruínas do antigo Forte do Calvário, foi discutido e votado durante uma reunião do Conselho Consultivo do Iphan, realizado no mês de Julho do corrente ano.

Para o prefeito Marconi Bimba (PRP), com o tombamento, Rosário terá tratamento especial na esfera federal no tocante ao aporte de recursos para projetos culturais e de revitalização de seu sítio histórico. "Foi feita uma pesquisa rigorosamente científica, que agora foi reconhecida em nível federal. O tombamento do Forte do Calvário reafirma a relevância que ele possui para a História da Nação, sobrepondo sua importância municipal ou estadual. A partir de agora, ele se reveste de valor coletivo e público e torna-se símbolo incontestável do período colonial brasileiro".


HISTÓRIA
Edificado em 1620 pelo capitão Bento Maciel Parente, o Forte do Calvário - também conhecido como Forte de Vera Cruz ou do Itapecuru - foi erguido para defender os engenhos de cana-de-açúcar das ofensivas indígenas e de prováveis invasões estrangeiras na província comandada por Domingos da Costa Machado.

Mesmo tombado pelo governo estadual desde outubro de 1990 - decreto 11.580/90, o estado de conservação das ruínas do forte é precário.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

4 comentários:

  1. ESTE PROJETO É DE AUTORIA DO VEREADOR PEDROSA FILHO (NECÓ), QUE PODE SER COMPROVADO NOS ANAIS DO PODER LEGISLATIVO ROSARIENSE.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo Renato e ao redator da matéria, Francisco Jorge Ramos. Em tempos pasados o ex-Verador Edmilson, empreendeu lutas queria ver o Forte restaurado. Não Consegui. Em passado mais recente, o amigo Euvaldo, também ex-Vereador, quis apresentar uma peça teatral nas ruínas do Forte de Vera Cruz. Inegável, Euvaldo tem tido sonhos, incluindo restauração e a manuteção e visitação do Forte. Amigo Renato,solicito permitir ao Euvaldo, comentar sobre o que eu mencionei. Obrigado pelo seu espaço. Abraço. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo - cujo IP não vou revelar,

    Não citei o documento do vereador Pedrosa (sempre lembrado pela Sra. Kátia Bogéa) porque não costumo modificar os textos enviados por assessorias - exceto eventuais erros de ortografia e informações colocadas. Logo lembrarei em matéria de minha autoria. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo Reinaldo,

    Gostaria de aproveitar e solicitar seu conhecimento para homenagear alguns filhos da terra que lutaram pelo tombamento federal. A respeito do Euvaldo fique tranquilo porque tenho certeza que ele vai ver ou já viu o seu comentário. Abraços.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.