Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Cavan Rocbra inaugura fábrica de dormentes em Bacabeira com conceito ecologicamente correto

Está sendo inaugurada hoje, dia 05/10, no município de Bacabeira, no Maranhão, a unidade fabril da Cavan/Rocbra. A fábrica atende a um contrato firmado com a Vale S.A. para o fornecimento de 3,2 milhões de dormentes destinados à manutenção e duplicação da Estrada de Ferro Carajás e a mais de 360 aparelhos de mudança de via (AMV’s), utilizados para desvios da via permanente. Com 892 quilômetros de extensão, a ferrovia liga a mina de extração de minério de ferro de Carajás (PA) ao porto de Itaqui (MA).

Moderna a nova fábrica foi concebida em um conceito ecologicamente correto. Além de uma estação de tratamento de efluentes, a fábrica conta com sistema de iluminação alimentada por energia eólica, tanques de estocagem de águas pluviais, cuja captação se dá por meio de canais de escoamento revestidos de forma a evitar a erosão e degradação do solo e um sistema de decantação para reutilização de águas de lavagem da central de concreto.

A Cavan Rocbra é resultado de uma joint-venture formada entre a Cavan — braço industrial da Alusa Engenharia — e a norte-americana Rocla. A nova fábrica terá capacidade inicial de produção de 33 mil dormentes por mês em um único turno. Até o final deste ano a capacidade de produção será duplicada.

Sobre a Alusa Engenharia
Completando 51 anos de existência, Alusa Engenharia é um dos mais sólidos grupos do Brasil especializado na construção, manutenção e operação de sistemas de transmissão e geração de energia. Gradativamente ampliou suas atividades, estendendo sua atuação nos segmentos da construção civil, petróleo e gás.
Além do Brasil, a Alusa engenharia está presente em importantes obras na Argentina, Chile e Costa Rica.

Sobre a Cavan
Referência no mercado nacional e internacional na fabricação de estruturas pré-fabricadas de concreto, a Cavan iniciou suas atividades em 1940. Foi pioneira no Brasil na produção de postes e estruturas de concreto para redes de distribuição, iluminação e linhas de transmissão.
Ao longo dos anos, a Cavan lançou produtos inovadores como o poste conhecido como “Duplo T”, mais leve e econômico e estruturas especialmente desenvolvidas para linhas de transmissão de até 500 kV.
A partir de 1975, a empresa passou a atender também ao segmento ferroviário com a fabricação de dormentes de concreto.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.