Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Sagrima distribui sementes e implementos agrícolas em Rosário e Região

O vereador Agenor Brandão, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, ressaltou o esforço do secretário Afonso Ribeiro


Cerca de 650 toneladas de sementes de arroz, mais 700 toneladas de milho e 1.066 quilos de hortaliças e frutas estão sendo distribuídas a aproximadamente 145 mil famílias de agricultores familiares. A distribuição das sementes faz parte do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Com o objetivo de aumentar a produção e renda e proporcionar melhores condições de trabalho aos agricultores familiares, o programa prevê ainda a implantação de 320 kits de irrigação para áreas de 500 metros quadrados a 20 mil metros quadrados (2 hectares). Como também plantadeiras, pulverizadores, forrageiras, roçadeiras, trilhadeiras e carros de mão, além de 73 kits de equipamentos para casas de farinha, kits de ordenha, tanques de resfriamento de leite e equipamentos para agroindústria de babaçu.

Na região dos Lençóis. Itapecuru e Munim, a entrega das sementes foi feita na semana passada pelo secretário de Agricultuira, Afonso Ribeiro; secretário-adjunto, Antônio Gualhardo Prazeres; e pelo presidente da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Tadeu Lima, no escritório regional da Agerp, em Rosário.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Rosário, o vereador Agenor Brandão Lima Filho (PRP), a entrega da semente chegou no momento certo. “Esta é uma iniciativa que há anos os agricultores vêm aguardando, visto que a entrega das sementes nunca aconteceram nas datas previstas. Pela primeira vez, o Governo do Maranhão, por meio da Sagrima está realizando a distribuição do arroz e do milho no período bom para o plantio. O agricultor só tem a agradecer por esta iniciativa e aqui vale ressaltar o esforço do secretário Afonso Ribeiro por esta ação”, assinalou.

As sementes foram avaliadas em laboratório e apresentaram um excelente grau de germinação. O milho, por exemplo, apresentou cerca de 98% de germinação. Para o presidente da Agerp, Tadeu Lima, isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com os agricultores rurais. “Essas sementes cada vez que são distribuídas cria expectativa nos agricultores rurais de melhoria de vida, geração de emprego/renda e sustentabilidade. E é isso que nós Sagrima e Agerp pretendemos proporcionar a essas famílias”, declarou Tadeu Lima.

Durante a entrega da semente, o presidente do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), José Waldemar Diniz Pereira, ressaltou a importância da participação do colegiado nessas ações. “O Codeter e a Sagrima sempre foram parceiros nas ações referentes à agricultura familiar. O que precisamos agora é fomentar mais a assistência técnica e, assim, garantir ao agricultor uma produção condizente com as exigências de mercado”, afirmou ele.

O secretário Afonso Ribeiro afirmou que todo o processo, desde a distribuição das sementes até a colheita será acompanhado pelos técnicos da Sagrima e da Agerp. “Estamos com técnicos capacitados para este processo e por isso resolvemos inovar com mais agilidade e assistência técnica, ou seja, acompanhamento contínuo no campo. Além disso, está é a primeira vez que a distribuição das sementes está sendo realizada no período certo, por este motivo acreditamos que a próxima colheita será uma grande ação para o Maranhão e para os agricultores”, ressaltou Afonso Ribeiro.

No assentamento Presidente Lula, localizado no município de Tuntum, o secretário Afonso Ribeiro visitou a área que está gradeada para o plantio das 6 toneladas de sementes de arroz e milho que foram doadas às 200 famílias, além de um kit de irrigação para uma área de 3 hectares, beneficiando 10 famílias. “Nós preparamos uma área de 400 hectares para o plantio desta semente e esperamos uma colheita mais rápida e de qualidade”, declarou o líder comunitário Josivan Carvalho Bílio.

A distribuição das sementes e dos implementos agrícolas está acontecendo nos 18 escritórios regionais da Agerp e o beneficiário desta ação realizada pela Sagrima tem que estar cadastrado nas agências regionais e ou nos sindicatos rurais. A previsão de colheita do arroz e do feijão é de que seja iniciada em meados de março.

Variedades e equipamentos – As variedades das sementes de arroz distribuídas são bonança e sertaneja e de milho, das variedades caatingueiro e BR 106. As sementes de hortaliças e frutas são de melancia, abóbora, abobrinha, quiabo, salsa, alface, maxixe, cebolinha, coentro, agrião, tomate, couve, pepino, pimentão, rúcula, berinjela, melão, mamão e maracujá. 

Os kits de equipamentos para casas de farinha são cevador, prensa, balança e fornos.

Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.