Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


'Petrobrás não tem compromisso com municípios de abrangência da refinaria', diz prefeito de Rosário

De acordo com Bimba, os debates em torno da implantação do empreendimento estão parecendo "conversa para boi dormir".



Por Isaias Rocha
Escreve a Coluna "Bastidores dos Municípios" para o Jornal Atos e Fatos
Editor-chefe do Portal Zill

Colunista do Zill de Bacabeira
Colaborador do Rosário Notícias

isaias.rocha@hotmail.com


O prefeito de Rosário Marconi Bimba Carvalho de Aquino (PRP) afirmou na tarde da última sexta-feira (21), durante a realização da Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte, realizada no Ginásio Ferreirinha naquela cidade, que a Petrobrás não tem compromisso com os municípios que serão afetados com a implantação da Refinaria Premium I, a ser instalada em Bacabeira e Rosário.

De acordo com Marconi Bimba, até agora só existem as audiências públicas que discute sobre a instalação da refinaria, orçada em US$ 20 bilhões, a ser construída até 2013, porém é um assunto que já está cansando os ouvidos das pessoas. “Isso está parecendo uma conversa para boi dormir. Estou cansado de tantas reuniões sem nenhum objetivo. O povo quer soluções”, desabafou.

Acostumado a ouvir as promessas sem nenhuma solução, o prefeito rosariense resolveu adotar um estilo diferente: enquanto todo mundo fala de benefícios com a implantação do projeto da estatal no Maranhão, o prefeito Marconi Bimba, resolveu mostrar as mazelas que surgirão com a instalação do mega empreendimento.

Bimba disse ainda que a Petrobrás vai usar os municípios de abrangência da refinaria na região apenas como uma espécie de ‘barriga de aluguel’.

-Até agora, a estatal não apresentou nenhum projeto de desenvolvimento, a empresa não tem compromisso com as famílias que estão sendo afetada com a desapropriação, a preocupação que fica, é que a Petrobrás poderá usar nossos municípios apenas para servir de ‘barriga de aluguel’ e depois deixarão só as mazelas para nossa população, - detonou Bimba.

Em entrevista ao blog Rosário Notícias, Marconi Bimba justificou seu discurso. “Desculpa se estou fazendo o papel de ‘advogado do diabo’, mas é por que muitas pessoas acham que a Refinaria vai trazer só coisas boas, sem a mínima noção de tudo que poderá vir com a implantação do mega empreendimento”, desabafou.


PETROBRAS DESRESPEITA A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

O prefeito de Rosário Marconi Bimba, não é o único a acochar a Petrobras em busca de explicação, o deputado Alberto Franco (PMDB), também ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa no último dia 13 de maio, uma quinta-feira, para proferir um discurso mostrando sua grande preocupação com as questões ambientais, surgidas em decorrência da instalação da Refinaria Premium no Estado, empreendimento de responsabilidade da Petrobrás. Ele frisou que a refinaria está sendo implantada dentro de três áreas de proteção ambiental (APA´s) criadas no governo Lobão, mas a empresa só quer reconhecer a cidade de Rosário como município de área direta de influência destas APA´s.

O deputado fez questão de enfatizar que não é contrário ao investimento que a Petróleo Brasileiro S/A pretende fazer no estado, mas lembrou que as normas de proteção ambiental devem ser rigorosamente respeitadas por ela. “Isto aqui não é uma terra sem lei não, tão pensando o quê? Que aqui no Maranhão podem tudo, e que tudo é fácil, que tudo pode ser feito a bel prazer”, protestou Alberto Franco.

Franco acrescentou ainda que a lista dos 18 municípios de influência direta das APA´s, onde a Petrobras quer se instalar, inclui São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Axixá, Icatú, Morros, Humberto de Campos, Primeira Cruz. O parlamentar assegurou que a empresa precisa reconhecer todos os municípios pertencentes as APas e não apenas alguns.

Alberto Franco propôs a realização de uma nova audiência pública através das comissões de Meio Ambiente, presidida por ele próprio; e Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de convidar os diretores da Petrobras, além dos representantes de entidades que defendem e representam o meio ambiente do Maranhão, para que retomem a discussão sobre o assunto. “A nossa assessoria está levantando as legislações, os decretos que criaram as APAs, para na próxima semana nós amadurecermos essa discussão e marcamos a data da nova audiência. Porque nós não queremos que a Petrobras deixe de investir no Maranhão. Nós queremos que a nossa Legislação interna, a ordem interna do Maranhão no que diz respeito à proteção ambiental seja rigorosamente respeitada”, finalizou.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. Essa refinaria é a maior enganação que já apareceu aqui em nossa região. Depois do Pólo de Confecções e da pseudosiderúrgica o povo ainda se ilude com a tia Rose.

    Bimba está de parabéns por falar a verdade que nenhum político hoje tem coragem de dizer e digo mais esse projeto não passa das eleições, morre na terraplanagem.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.