Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Rosário Notícias vai completar quatro anos no ar



Renato Waquim


No próximo dia 25 de Março será especial para comunicação local do município de Rosário-MA, é que o Rosário Notícias - RN estará aniversariando quatro anos de existência e sucesso absoluto. Um projeto pioneiro que partiu do fato de que até 2006 não existia quase nenhuma informação e imagens sobre a cidade de Rosário na Internet, foi aí que Renato Viana Waquim com apenas 21 anos teve a idéia de iniciar essa revolução digital, surgia então no site Flogão o “Rosário Notícias” com uma matéria especial sobre o Rio Itapecuru que em uma semana recebeu milhares de acessos e dai o projeto só cresceu.

O RN ganhou força nas eleições de 2006 e no comando de movimentos sociais. Em Setembro daquele ano o flog Rosário Notícias era destaque em matéria especial de um importante jornal impresso.

Em 2007 foram realizadas a primeira grandes coberturas de eventos, como no Carnaval, Bloco das Carroças e diversas festas. Temas do dia-a-dia como o avanço da criminalidade e a falta de saneamento básico passavam a fazer parte cada vez mais dos noticiários.

Ainda naquele ano o projeto RN lançava no Portal Zill o blog “Zill de Rosário” que sob o comando de Renato Waquim logo chegaria ao primeiro lugar em acessos no site (era o surgimento dos blogs do interior em portais), mas o jovem logo decidiu deixar aquele Portal que ajudou a fundar com outros amigos como Isaias Rocha de Bacabeira-MA e Carlos Alexandre de Viana-MA.

Definitivamente 2007 foi um ano importante para o RN, o flog voltava a crescer com temas especiais, tais como Turismo, Literatura, Cultura, Saúde, Política e Meio Ambiente, mas a vontade de cobri mais assuntos com maior velocidade de publicação, melhor estrutura e interatividade levou Renato Waquim a uma nova idéia, foi assim que ele reiventou o Rosário Notícias, surgia então o primeiro blog independente de notícias de Rosário-MA, uma página inteira dedicada a cidade, nascia o blog Rosário Notícias.

Mas nem tudo foi flores, os leitores do flog não estavam acostumadas a acessar um blog que não estava num portal de sucesso, Renato teve que ser criativo para transferi os leitores do flog para o blog, mas em pouco tempo o RN já comemorava milhares de acessos e um sucesso que não parou mais. O blog aumentou em milhares de vezes os acessos ao RN e aumentavam as interatividades, era o tempo das primeiras enquetes que geravam muitas polêmicas.

2008 chegou com grandes coberturas e movimentos sociais no RN, pela primeira vez os rosarienses acompanharam diariamente as eleições municipais pela internet, mas precisamente pelo blog RN, paralelamente vários artigos sobre a importância do voto fizeram sucesso.

Em 2009 o RN mostrou o surgimento de uma nova administração que ao contrário da passada não persegue a chamada nova imprensa e passou então a divulgar informações enviadas pela Assessoria Municipal de Comunicação. Talvez o fim da perseguição ao jovem Renato Waquim e ao seu Rosário Notícias por parte dos políticos coronelistas signifique uma nova era, pois quando o projeto começou as pessoas não gostavam de serem noticiadas, hoje é o contrário, pois naquela epoca confundiam os velhos pasquim com este trabalho sério.

De marginalizado a destaque em todos os meios de comunicação do estado, este é o RN que em 2010 chega a quatro anos de existência com muita credibilidade, fazendo do projeto um dos mais acessados do interior do Maranhão com milhares de acessos só no blog todas as semanas. Hoje as duas páginas (flog e blog) somam mais de 250 mil acessos, onde o blog já passou da barreira dos 200 mil.

Neste ano de 2010 o projeto RN passou a prestar assessoria para surgimento de novos blogs rosarienses, pois todo esse processo de inclusão digital continua com força total e a blogphera tem de crescer seguindo uma linha correta com base na seriedade.

Nesta semana os milhares de acessos mostram que o Rosário Notícias está acertando em manter sua linha editorial, onde o segredo é sempre provar o que se publica. Isso é respeito aos leitores e a cidade.

Outro dia um grande jornalista perguntou a Renato Waquim se ele temia o surgimento de novos blogs em Rosário e o jovem hoje com 25 anos respondeu: “temer? Claro que não! Quando comecei isso o pensamento era colocar informações e imagens sobre a cidade na internet e combater o autoritarismo de políticos ultrapassados, fico feliz em saber que estão continuando a minha idéia, quanto mais projetos surgirem, melhor para a cidade que também está crescendo. Já penso em transformar o RN em um grande portal com vários blogs, vou aproveitar os próximos anos para aprimorar essa nova idéia".
Hoje a nossa região tem dois grandes projetos de sucesso e credibilidade, um é o Zill de Bacabeira e outro é o Rosário Notícias que servem de incentivo ao crescimento da blogsphera na região.

Enquanto isso o projeto Rosário Notícias só tem a agradecer aos leitores e aos colaboradores, entre os quais sempre merecem destaques amigos como Euvaldo de Jesus, Isaias Rocha, Arilson Texeira (cobertura de eventos) e Francisco Jorge (ASCOM). Também é preciso agradecer aos amigos da comunicação, gente especial que ajudaram muito todos esses anos, entre eles: Ricardo Santos, John Cutrim, Carlos Alexandre, Celso Brandão, Jônatas Carlos, Weliton Resende, Udes Filho, Márcio Santos e Amanda Dutra.




Futuro - E no próximo fim de semana o projeto Rosário Notícias vai a Pinheiros-MA participar do segundo Encontro de Blogueiros do Maranhão (II ENBLOG) quando será criando a Rede dos Mídias Livres do Maranhão, pois é chegado a hora da classe blogueira maranhense que não se esconde se unir a grande luta nacional para não permiti mais a censura na internet.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

1 comentários:

  1. Parabéns Renato pelo grande sucesso do RN, afinal são quatro anos e não quatro dias. Percebendo a seriedade e a credibilidade do RN é que entendemos melhor a sua formula para gerar tamanhã repercursão de suas matérias.

    Fico feliz ao ver grandes jornais e portais copoiando suas matérias, essa semana vi que sua matéria anunciando jogo da nossa seleção foi copiada por vários portais e jornais, isso é sinal que diversos jornalistas estão de olho no RN, e nós leitores adoramos ver essa tal linha que você mantém, continue assim, infelizmente sempre vai encontrar invejosos e gente querendo te derrubar, mas quem te conhecer parceiro sabe da sua grande força de vontade de acertar e fazer as coisas certas.

    Abraços do seu amigo e leitor do RN desde os tempo do flog.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.