Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Feira da Agricultura reúne produtores em Rosário

Produtores de agricultura familiar e economia solidária de vários municípios maranhenses tiveram um espaço de incentivo à produção, comercialização e consumo solidário: a Feira Territorial de Agricultura Familiar e Economia Solidária da Região do Munim-Lençóis, promovida pelo Fórum Estadual de Economia Solidária, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária, e também contou com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. O evento foi realizado no último fim-de-semana, no centro de Rosário.

A feira reuniu, em estandes, os produtores em oficinas profissionalizantes realizadas pelo Sebrae-MA, estimulando o empreendedorismo. “Além dessa ação educativa, não poderíamos deixar de discutir sobre o impacto que a refinaria da Petrobrás terá sobre a vida de nossa região. É uma realidade que não podemos negar”, declarou Mariana Nascimento, articuladora de comercialização solidária do Fórum.

“A produção e o consumo solidário são práticas que devem ser estimuladas em nosso Estado porque é a maneira mais justa e responsável de distribuir e gerar renda para a população”, explicou o Secretário Estadual de Trabalho, José Antônio Heluy.

Economia Solidária

É incentivada pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da Secretaria Nacional de Economia Solidária. No Maranhão, com 783 empreendimentos solidários identificados em 86 municípios, a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres) cumpre esse papel.

As feiras territoriais, que surgiram este ano, têm o intuito de garantir que todas as regiões maranhenses tenham escoamento do que foi produzido em empreendimentos solidários. A próxima região contemplada é a do Vale do Itapecuru. Em Dezembro, produtores de todas as regiões se reunirão na Feira Estadual, em São Luís.



Com informações da SECOM / Governo do Maranhão.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.