Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Excesso de chuva prejudica lavoura no estado

Agricultores do Maranhão contabilizam o prejuízo causado pelas chuvas que atingem o estado desde o começo de abril. Uma doença conhecida como podridão da raiz já atingiu a maioria das lavouras de mandioca.

A mandioca amolece ainda na terra, fica como se estivesse cozida e vira massa. Cerca de 30% da lavoura que José Durans plantou foi destruída pelas águas, mas o prejuízo dele é maior ainda. “De qualquer roça que eu tenha aí, tudo já apodreceu”, lamenta.

Em algumas roças a perda é de quase 100%. É o caso da plantação do Honório Amaral, feita há oito meses. “Toda a roça é assim deste jeito aqui. Está a mesma coisa. A roça está acabada, como se diz. Quase toda perdida”, diz.

Quem ainda não perdeu toda a safra da mandioca decidiu antecipar a colheita. Nas casas de forno, o trabalho não para. Em algumas, há fila de espera para poder beneficiar a mandioca. “Tem muita gente para fazer farinha”, explica José Paulo Mendonça, agricultor.

Como a produção é toda artesanal, é preciso correr contra o tempo. Os produtores fazem mutirão. “Eles já me ajudaram, agora que eu terminei a minha vou ajudar os outros. Na hora que terminar, enquanto estiver mandioca aqui, a pessoa está ajudando os outros”, conta o agricultor Nilton Amaral.

(Do G1, com informações do Globo Rural)
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.