Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Balanço de Janeiro - Governo Ivaldo sumiu com Ampola de Raio - X da Unidade Mista e população de Rosário corre risco de contaminação radioativa

Por Isaias Rocha



ROSÁRIO: A Unidade Mista de Rosário recebeu na manhã de 23 de Janeiro de 2009, a visita do secretário estadual de Saúde, Edmundo Costa Gomes. Acompanhado pelo prefeito da cidade, Marconi Bimba, pela secretária municipal de Saúde, Antonia Mesquita, pelo deputado estadual, José Lima e por assessores técnicos, Edmundo Gomes observou as instalações da Unidade Mista e constatou que os serviços de saúde precisam ser executados com mais empenho.

Durante a visita foi realizado uma vistoria técnica que constatou o desaparecimento de uma ampola de Raios-X no ex-governo de Ivaldo Cavalcante. imediatamente o secretário estadual de Saúde, exigiu do prefeito que o mesmo tomasse medidas urgentes contra o ex-gestor. Edmundo Gomes, ficou extremamente preocupado com o que viu durante a vistoria. “Milhares de pessoas podem ser contaminadas com o desaparecimento da ampola do Raios-X. O aparelho é uma caixinha com um pó de cloreto de césio-137 (CsCl), um sal muito parecido com o sal de cozinha (NaCl), mas que emite um brilho azulado quando em local desprovido de luz, que, em contato com o ar úmido, impregna roupas, alimentos e é facilmente espalhado para outras pessoas”. O seu desaparecimento seguido de vasamento radioativo pode ocasionar em um acidente com proporções catastróficas iguais ao acidente de Goiânia, ocorrido em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi furtado das instalações de um hospital abandonado, na zona central de Goiânia.

O Secretário retornou da visita bastante preocupado e antes de voltar a São Luís, ele afirmou que a caixinha com o pó pode leva vários riscos à população e as pessoas podem ter sintomas parecidos com intoxicação alimentar: náuseas, tonturas, vômitos, diarréias…, "A população de Rosário, pode correr grandes risco de contaminação", explicou o Secretário, Dr. Edumundo Gomes.

O Prefeito de Rosário, Marconi Bimba colocou uma equipe de detetives para investigar o caso e teme que uma tragédia possa acontecer, "encontramos a Prefeitura numa situação de calamidade e a unidade mista fechada, após as investigações sobre o roubo da Ampola de Raio-X vou decretar estado de emergência, já acionamos os orgâos ambientais, da saúde e afins sobre a situação de risco, além dos tribunais e vamos iniciar uma campanha para alerta a população sobre os perigos do contato com este material radioativo para que uma nova tragédia não aconteça no Brasil", disse.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Ridículo!!,

    Este Edmundo Gomes é muito incompetente, depois desta ele deverá renunciar o cargo, pois como Secretário de Saúde, ele devia saber que AMPOLAS DE RAIOS-X NÃO POSSUEM CÉSIO-137, pois as ampolas funcionam com energia elétrica, e liberam Raios-x devido ao um "curto-circuito" que ocorre dentro da ampola.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.