Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Aluna de Bacabeira é semifinalista das Olimpíadas Brasileiras de Lingua Portuguesa

Bacabeira - As histórias contadas pela avó de 61 anos renderam à estudante bacabeirense Débora Castro Sousa, de 13 anos, um lugar na semifinal das Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa, categoria Memória. A jovem integra a seleta lista de apenas 18 maranhenses que obtiveram classificação no concurso do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, que este ano tem como tema “Minha Terra”. No texto intitulado “Anos Dourados”, Débora descreve, por meio das histórias de infância e juventude narradas pela avó materna, a vida no município de Bacabeira/MA antes da emancipação quando ainda era povoado de Rosário/MA. A redação foi produzida nas oficinas do projeto, na própria sala de aula, com a orientação da professora de Língua Portuguesa, e a adolescente foi a única entre os participantes da etapa local a preencher os critérios para a fase estadual.

Agora, Débora Castro seguirá acompanhada da professora Angélica Maria – orientadora da estudante - para São Paulo, nos dias 17, 18 e 19 deste mês, para participar do encontro regional, que escolherá os 150 finalistas do concurso. Independentemente do resultado regional, as duas já são bronze na competição e receberão, assim como todos os semifinalistas, medalhas e livros que poderãoescolher em uma livraria montada especialmente para eles. Se ultrapassar mais uma fase, a estudante e a professora irão se encontrar com os demais finalistas em Brasília, em 1º de dezembro. Destes, apenas 15 sairão vencedores, cinco de cada categoria.

ORGULHO

Débora cursa o 8° ano na escola municipal Osvaldino José de Sousa, em Periz de Baixo. Filha e neta de professoras, a estudante sempre foi dedicada aos livros. Entre os seus preferidos estão A Bolsa Amarela, de Rachel de Queirós, Bia Bisa,Bisa Bel, de Ana Maria Machado, e O Pagador de Promessas, obra do escritor Dias Gomes, que ela leu recentemente “Ela sempre gostou de ler. Acho que leu todos os títulos da coleção ‘Literatura em Minha Casa’ (distribuída para escolas públicas), quando era criança”, lembra a mãe de Débora Castro, a professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa Maria José Castro. Tímida, porém com um olhar expressivo e voz firme, Débora Castro disse ter ficado feliz com o resultado da premiação, mas não gostou muito da popularidade que a conquista lhe trouxe, principalmente entre os colegas de escola. “Não queria que ninguém soubesse porque eles (os amigos) podem achar que eu agora vou querer aparecer”, disse Débora Castro, acrescentando que a classificação para a Olimpíada é um mérito pelo seu esforço e não por ser melhor do que os outros estudantes do município. “Todos são capazes, desde que se dediquem”, afirmou, com sabedoria, a jovem. Apesar do gosto pela literatura, a escolha profissional de Débora Castro não está relacionada com a arte de escrever. “Quero ser médica”, respondeu com muita convicção, depois de explicar que antes chegou a pensar em seguir o exemplo da avó e da mãe e se formar professora.

MARANHÃO

Dos milhares de estudantes inscritos na Olimpíada em todo o Brasil, apenas 500 foram selecionados para as etapas regionais, as semifinais da premiação. O Maranhão classificou, no total, 18 nomes. Na categoria oesia estão entre os semifinalistas do estado estudantes dos municípios de São Luis, Axixá, Centro do Guilherme, Cururupu, Paço do Lumiar, Peritoró, São João dos Patos e Timbiras. Em Memória, classificaram-se, além de Débora Castro, de Bacabeira, alunos das redes básicas de Carutapera, Coroatá, Esperantinópolis, Pedreiras e São Bento. Na categoria Artigo de Opinião, os semifinalistas do Maranhão são estudantes de Lago Verde, Pinheiro, Vitorino Freire e Presidente Juscelino.

INICIATIVA

O projeto da Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Fundação Itaú Social, com o objetivo de colaborar com práticas para melhoria da leitura e da escrita, voltado exclusivamente para alunos das redes públicas. O concurso tem como tema este ano “O Lugar Onde Vivo” e está divido em três categorias: Poesia – para estudantes de 4ª e 5ª séries ou 5° e 6° anos; Memórias – destinada a alunos de 7ª e 8ª séries ou 8° e 9° anos; e Artigo de Opinião, para a 2ª e a 3ª séries do ensino médio.



Fonte: O Estado do Maranhão.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Débora, acredito em seu potencial.Siga em frente com sua simplicidade, objetividade e sobretudo fé em Deus. Ansioso aguardo pela realização de seus sonhos mais ousados.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.