Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Miudinhas - Outubro 2008

Nota 10 (Dez)
Vai para o Ziraldo e sua turma que estão percorrendo o Maranhão em um projeto itinerante pelo Brasil, na passagem por Rosário fizeram à alegria da criançada com várias atividades cuturais, ambientais e adeucativas em geral.

Nota 0 (Zero)
Vai para o Prefeito Ivaldo Cavalcante (PTB) por não aplicar milhões em recursos federais de convênios e dizer em praça pública que precisou desvia~los para pagar precatórios de ex-prefeitos, quando na verdade Ivaldo tem como aliados três ex-prefeitos (Orlando Aquino, Luciano Oliveira e R. J. Saldanha Neto).

Comunicação I
Rosarienses, vocês sabiam que toda e qualquer Prefeitura deve comunicar por escrito aos partidos políticos, sindicatos de trabalhadores e entidades empresariais com sede no Município a chegada da verba federal em um prazo máximo de 02 (dois) dias úteis. (art. 2º, Lei nº 9.452, de 20/3/1997), onde aborda a lei da improbidade administrativa. Estas contas devem ficar disponíveis o ano todo nas Câmaras Municipais e órgãos técnicos. E conforme a LRF no seu art.49 nos diz que qualquer cidadão e/ou instituição poderá consultar e apreciar as contas do gestor público.

Comunicação II
Mas em Rosário tentar buscar informações na Prefeitura ou Câmara é uma tremenda dificuldade! O jeito é acreditar em placas que geralmente são mal posicionadas, isso quando não as colocam de cabeça para baixo e a outra opção é procurar informações na internet, geralmente no site da CGU. Um dos grandes problemas do Governo Ivaldo Cavalcante é a falta de uma Secretaria de Comunicação e isso é uma coisa que até os (ainda) defensores vão concordar comigo.

Palhaçada
Na penúltima terça-feira antes das eleições em plena luz do dia no Centro da cidade, mais um fato me enojou nessa cidade, vi um palhaço distribuindo brindes, entre eles vários bombons e santinhos para a criançada, enquanto pedia votos para Reinaldo Calvet, não é que de repente surgi ninguém menos do que o próprio Reinaldo Calvet ao lado do Palhaço... Eita! Eita! Eita! Que palhaçada heim!?

Transporte-coletivo
A cidade já conta com um serviço de ônibus coletivos, é a empresa “Expresso Rosariense” de propriedade de Caentano que tomou a iniciativa.

Queridinho de Jackson Lago
Na última semana Marconi Bimba do PRP e Jackson Lago do PDT se encontraram no Palácio dos Leões, oficializando a união entre o novo Prefeito de Rosário e o Governador do Maranhão. Jackson anunciou que visitará Rosário nos próximos dois anos para agradecer os votos e inaugurar investimentos que fazem parte do projeto industrial para região.

Saqueamento dos bens públicos
Na última sexta-feira no final da tarde presenciei uma cena triste, funcionários do Colégio Municipal Siló Aquino roubando o patrimônio público, eram cadeiras, moveis em geral, merenda e todo tipo de material escolar. Tentei denunciar o caso na própria escola, acredito que ficou por isso mesmo. Infelizmente esta cena é comum não só naquela escola, mas já está virando tradição nos finais de governos (basta você leitor tirar um tempo para fiscalizar locais públicos e ver essa vergonha de perto). Pelo visto é mais um dos muitos abacaxis para o novo Prefeito de Rosário.

Relembrando a ditadura ivaldista
Na terça-feira antes das eleições em Rosário, aconteceram atos vergonhosos que abalaram a Democracia na cidade, pela manhã um trio da campanha de Ivaldo invadiu uma carreata de Bimba, tentou atropelar uma van e acertou um fusca. Mas pela tarde aconteceu um fato que foi decisivo para o RN ficar três semanas fora do ar, é que durante uma caminhada no Bairro Iraque, organizada pelo candidato a vereador Professor Junior da Coligação de Bimba, uma senhora que participava foi lixada por um grupo de seguranças e correligionário da campanha do Prefeito Ivaldo Cavalcante (PTB), a senhora contou a este blogue que só lembra do momento em que os “jagunços” partiram para cima do povo com paus e pedras, ela disse que um deles jogou uma pedra na sua cabeça enquanto tentava fugir na confusão, após cair no chão afirmou que foi agredida a ponta pés e teve uma camisa de campanha roubada (o caso destruiu a eleição de Ivaldo naquele bairro). Foi então que resolvi fechar o blogue e pegar minha câmera para registrar todas as falcatruas da ditadura do atual prefeito tirano, os “boca pretas” estavam pegando pesado, eram ameaças de morte, perseguições e teve companheiros que escaparam de dois tiros na madrugada do dia das eleições quando foram denunciar compra de votos. Quero ver o Prefeito Ivaldo com essa energia toda para perseguir os contrários a partir de 01 de Janeiro de 2009, sem a máquina pública nas mãos para coagir a mentalidade de funcionários e pessoas mercenárias.

Feliz da vida!
O vereador Rondon Sauaia do PSDB está realizado e de alma lavada, é que além de tira uma boa votação, mesmo não se reelegendo devido ao baixo coeficiente eleitoral do seu partido, ele foi um dos pivores da derrota de Ivaldo Cavalcante. Resumindo: botou e tirou o homem.

Arte Baia Show
O quadro com caricaturas satirizando as eleições de Rosário do artista Baia continua fazendo sucesso em sua exposição na Xerográfica 4A, a obra apelidada de foguete das eleições, trás como enredo principal um avião da "Tam" com todos os candidatos derrotados e os ex-prefeitos (também derrotados), além de um sapo inchado de tanto receber pauladas dos adversários e um helicóptero carregando os eleitos. A exposição que vem virando tradição acontece após as eleições, é sempre um sucesso e atrai todos os dias centenas de pessoas, na primeira semana milhares de pessoas passaram pelo local e muitos tiram fotos com a obra.

Retrospectiva
Os leitores pediram e estou preparando uma retrospectiva de fotos, vídeos e de músicas da campanha do novo Prefeito de Rosário (Marconi Bimba), incluindo o novo jingle da resposta do sapo aos desesperados.

De cara nova
Calvet Filho já iniciou a reformulação do PSDC e afirmou que pretende concorrer como candidato a deputado nas próximas eleições, “estou realizando reuniões com lideranças em toda a região e com o Deputado Estadual Pavão Filho do PDT”, disse.

Abuso de autoridade
No último dia 05 de Outubro, por volta das 17h15min na Praça da Matriz outro fato me enojou, quando um senhor já idade triscou uma moto no retrovisor do carro particular de um policial de Rosário, o retrovisor não sofreu nada, mas o motoqueiro foi covardemente agredido com um soco no rosto pelo policial. Quem passava pelo local ficou indignado com a cena de brutalidade! Como não concordo com esse tipo de atitude fica registrado o meu protesto como cidadão rosariense.

Pressão nos Professores
Os Professores que não rezaram a cartilha do ditador e Prefeito Ivaldo Cavalcante (PTB) sofreram nessas eleições de 2008, nas escolas ou em suas residências recebiam ameaças. Nem mesmo a minha mãe (Professora Concita Viana) escapou da perseguição da ditadura invaldista em Rosário, ela que é professora da rede municipal recebia ameaças e pressão por ter assistido comícios de candidatos adversários de Ivaldo. Geralmente eram telefonemas obrigando a não participar mais em nenhum evento que não fosse da panelinha “Ivaldo – R. Calvet”. Cheguei a testemunhar ela responder no telefone para um funcionário da Secretária Municipal de Educação que o voto dela não era da conta de ninguém.

Não ao autoritarismo!
Os prefeitos arrogantes e autoritários que viviam perseguindo a imprensa e a população em geral foram derrubados nas eleições 2008 em todo o Maranhão, na região o povo tirou do poder dois considerados tiranos, Ivaldo Cavalcante do PTB e em Presidente Juscelino foi o Rubemar Coimbra do PMDB, esse último até que trabalhou um pouco, mas a arrogância lhe custou a Prefeitura. Já em Rosário até 2006 não podiamos nem fazer prostestos contra um Governo que não fez nada, quando uma Van foi quebrada por possuir as frases: "Visite Rosário" colocada na frente e atrás com os disseres "é só buracos", explodiu um sentimento anti-autoritarismo que foi fundamental para criar o RN.

Bimba comemora vitória de Castelo
Ontem Marconi Bimba do PRP foi o primeiro Prefeito eleito do interior a chegar no Comitê Central de João Castelo do PSDB no Olho D’agua em São Luís. Ele chegou quando começou as apurações e comemorou muito a vitória do aliado tucano no segundo turno das eleições de São Luís.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Triste fim da novela Calvet e Ivaldo:
    Casa, separa, casa, separa, casa, separa...Indefinição até o último dia!
    De Barra-Cabeira para o mundo a mais Nova Dupla para animação de vaquejada!
    Enquete: Qual seria o melhor nome para a dupla?
    a) “Reivaldo e Calvecante”
    b) “Laranjinha e Tanjaroa”
    c) “Milionário e Zé Riquinho”, ou
    d) “Caval e Gadura”

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.