Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Kalil Sauaia fala sobre as eleições 2008 em Rosário

Em entrevista ao RN, Kalil Ascar Sauaia que é Coordenador de Conservação e Manutenção de Rodovias do Departamento Estadual de Infra-Estrutura e Transporte – DEINT, confira:


Há cerca de dez anos tenho me dedicado aos conhecimentos de Gestão de Políticas públicas e desde 2.007 montamos um grupo de políticos deste universo brasileiro de 20% que pensam em fazer política séria; escolhemos um Partido que tivesse em seu quadro nacional histórias condizentes com os nossos propósitos de gestão para a nossa cidade; montamos um Plano de Governo pautado em ações que mudariam a situação política, social e econômica de nosso município em pouco tempo. Todavia estes propósitos só seriam possíveis se fizéssemos uma campanha sem comprometimento das receitas públicas, ou seja, sem as agiotagens que persuadem os candidatos nas épocas das eleições.

Traçamos as estratégias e sob a égide do candidato a Prefeito SILÓ partimos para a batalha, andamos pelos quatro cantos do município levando a mensagem do Projeto de Governo e enfocando aos nossos ouvintes a necessidade do expurgar da política rosariense os políticos corruptos acostumados a se locupletarem com o erário público. Durante toda a campanha partilhamos entre nós os custos e fugindo sempre dos agiotas, enquanto nossos principais concorrentes esbanjavam poder aquisitivo nunca visto na história política de Rosário. É evidente que o candidato eleito arrestou todas as receitas públicas que virão nos próximos quatro anos, pois ninguém teria tanto recurso para investir numa campanha como foi visto, principalmente sem nunca trabalhar, tão imponente quanto à do atual prefeito que dispunha da máquina do governo.

Perdemos as Eleições, isto estava claro, pois um povo que amarga os piores indicadores de qualidade de vida já sustentados por décadas de políticos corruptos, trocaria seu voto por uma garrafa de cachaça ou por alguns trocados para matar a fome. Muito foi dito nos bastidores da campanha: “Siló é o melhor candidato, tem a melhor proposta de governo, mas não ganha a eleição por que não tem dinheiro”. Isto me lembra os célebres versos do Mineiro Afonso Romano de Sant’Anna do seu livro de poemas “Sob a atual vergonha de ser brasileiro”:
“Nunca vi tamanho abuso. Estou confuso, obtuso, com a razão em parafuso: a honestidade saiu de moda, a honra caiu de uso. De hora em hora a coisa piora: arruinando o passado, comprometido o presente, vai-se o futuro à penhora.”

Assim a soberania democrática que enaltece o momento mais sublime do estado democrático de direito, em que a desigualdade social entra em eqüidade no momento exato da votação; o povo rosariense escolheu seu representante numa demonstração clara de perdão pelos desmandos de sua gestão anterior. Ficou evidente que o “Povo terá o Governo que merece”, infelizmente, pois no Brasil ainda reina a impunidade e o Poder Público, através do Estado, é omisso e não cumpre com seu papel perante a sociedade. É claro que o povo também se comportou como omisso e se deixou influenciar; seja porque não quis participar da democracia a que tem direito; seja porque depois de tantos anos de engodos e enganos, já não acredita mais nos mecanismos legais a que tem direito; seja porque este mesmo povo passou a perceber que aqueles que elegeram como seus representantes, são na verdade parte integrante deste sistema falido.

Contudo, o povo deve compreender que o governo que ele merece não é esse em que a desigualdade social é extrema; que poucos se beneficiam das transformações econômicas; que o poder paralelo seja mais eficiente que o poder oficial; que as maiores autoridades do escalão republicano estejam sempre sendo citados em casos de corrupção e favorecimentos; que a sociedade não seja manipulada pela informação de interesse e, que, não mais apareça alguém para dizer que o nosso país não é um país de homens sérios. O que é verdade, infelizmente.

Perdemos as eleições, mas conseguimos uma grande vitória por alcançamos um universo de quase mil votos daqueles que entenderam a nossa mensagem; o que nos engrandece muito, pois é sublime e gratificante que esta parcela de eleitores tenha entendido que há a necessidade de mudança, e que somente foi adiada. Só nos preocupa é como a população agüentará mais quatro anos.

Obrigado amigos e amigas que constituí neste período de convivência; pelos apoios incondicionais honrados com os votos recebidos pelo meu parceiro SILÓ; obrigado ao meu irmão Rondon, a Anselmo Bruno, ao Louro, ao Edevaldo, ao Euvaldo, à Mariinha, à Edileusa, ao Dr. Juarez, ao Silvestre, ao Dr. Wallace, ao Chico Coelho, ao Luís, ao Xaropinho, ao Peladinho, à Leó, ao Carosa, ao Siro e em especial a Sra. Tetê, à nossa eterna 1ª. Dama Ana Clara e ao Amigo Siló, bem como todos aqueles que de uma forma ou de outra estiveram conosco nesta batalha. Agradeço ainda em especial a Deus por me conceder a oportunidade de partilhar com esta parcela da população de minha cidade um pouco do meu conhecimento de se fazer política séria.

Kalil Gibran Ascar Sauaia
Share on Google Plus

About RN

14 comentários:

  1. Siló perdeu o meu voto porque entrou na baixaria contra Bimba e Irlahi, acabei votando de última hora no Bimba e não me arrepdendo porque foi o único que apresentou plano de Governo, não adianta dizer que tem plano e que o candidato é melhor e não dizer o que querem fazer pela cidade. Bimba me surpreedeu e consquistou o meu voto quando visitou a minha familia em casa, pediu humildemente o voto e falaou da importância do voto consciente, sei disso porque no dia 05 peguei o dinheiro da boca de urna de Ivaldo e fui pedir de graça voto pra Bimba. Parabéns novo prefeito e estou torcendo para que você coloque o seu plano de governo em ação.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr Kalil Sauaia,
    Em primeiro lugar lhe faço apenas uma pergunta:
    Como é que você queria que o eleitor acreditasse em algo em que nem você acreditou?
    E lhe garanto que se dinheiro ganhasse eleição o povo de Rosário teria reeleito o atual prefeito Ivaldo.
    A candidatura do prefeito eleito teve uma adesão espontânea nunca vista numa eleição em nossa cidade! Foi uma candidatura rica sim, mas rica de idéias, de postura ética e de participação popular!
    E por último, Sr. Kalil, quero lhe dizer que o povo não foi omisso e participou da democracia sim senhor. Pelo visto quem está relutando nesse quesito é você.
    E vamos parar com essa de desqualificar os votos do povo vencedor; além de deselegante e antidemocrático, isso é uma enorme falta de respeito com a decisão soberana da grande maioria da população rosariense.
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. Vamos respeitar e cobrar um bom governo, não votei em Bimba, mas estou feliz porque Ivaldo perdeu, porém se Bimba não trabalhar ele nunca mais vai ser nada na política, votei em Irlahi por uma questão de amizade, mas reconheço que o povo aderiu a campanha de Bimba, porque quando o povo quer não adianta, em 2004 o povo quis Ivaldo e agora foi Bimba, foi assim também em 2000 quando o povo quis Saldanha Neto, paciencia, vamos perder sem brigas companheiro e não torcer por dias piores! Eu moro em Rosário e não vou torcer contra o novo prefeito porque quero voltar a ter orgulho de ser rosariense, estou torcendo até ivaldo terminar esse convênio de urbanismo das ruas, sei que ele não aplicou nem metade do dinheiro, mas é melhor que ele faça alguma coisa porque aí Bimba vai ter menos trabalho para gastar com outros problemas como água, saúde, educação e insegurança.


    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. "Como é que você queria que o eleitor acreditasse em algo em que nem você acreditou?"


    Onde eu assino Ulcilas Neto? Flw tudo.


    Respeitem a vontade da maioria e quanto mais mercher com o sapo ele cresce kkkkkkkkkkkkk. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Tem hora que me perguntava se Siló era mesmo candidato ou cabo eleitoral de Ivaldo porque ele e Wallace Linhares Moraes e Juarez Santos abriam a boca só para esculhambar Bimba de cachaceiro, parecia até que a eleição de Siló era pra Papa kkkkkkkkkk... Porque até salmo destribuiram.

    Eu quero saber o que o Siló fazia no começo do ano na entrega do trator batendo palmas para o prefeito Ivaldo e no aniversário de R$ 32.000,00 da filha de Dako, conversando com Ivaldo sobre Bimba? Ué! Ivaldo é santo e Bimba é que não presta esse era o lema da campanha de siló?????????????

    ResponderExcluir
  6. Kalil Sauaia em 2004 apoiou Ivaldo Cavalcante e foi o responsavel pelo famoso "O Buraco do Prefeito", obra inutil que não acabou com os alagamentos na região da rodoviária e na rua heráclito nina. Respeite a vontade do povo de Rosário e engula o sapo.

    ResponderExcluir
  7. Caro Kalil.
    Poucos sabem expressar a realidade rosariense como voçê. e, acresento mais. Bimba teve 7.710 votos e 12.065 pessoas votaram contra bimba, portanto, ele não foi eleito pela maioria. E não desanime foi só uma batalha. parabens.

    ResponderExcluir
  8. rodrigues-black,
    Ridículo são seus comentários!
    Se você não aprendeu, deveria ter aprendido que não se pode somar laranja com abacaxi, e que a eleição para prefeito é majoritária e não proporcional, portanto seu comentário não procede. Pelo seu raciocínio (e visão?) o prefeito eleito de Rosário é Ivaldo Calvet Linhares de Raiyol etc,etc,etc.
    Bimba foi eleito sim pela grande maioria da população rosariense! E foram mais de 3 mil votos na frente do segundo colocado – diferença nunca vista em eleições anteriores.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Caro Ulcilas Aquino Neto não tenho nada a te responder a não ser que conhecer melhor o SILÓ foi a minha maior conquista destes últimos meses, seu caráter e a sua dignidade têm diferenciais que vocês que fazem parte da família jamais alcançarão sequer em sonhos, muito bem utilizadas pelo falido político Orlando Aquino; e minhas ideologias de gestão estão a cem anos de seu conhecimento, portanto não gastos meus neurônios com evasividades, no entanto vou te responder mesmo sabendo que o teu conhecimento é muito pequeno para entender a diferença entre "Um ideal de conquista para realização profissional e a crença em ver esta realização transformada em justiça social".
    Já está na hora de vocês mudarem de novo para Rosário, a festança com o dinheiro público já vai começar.
    Kalil Sauaia

    ResponderExcluir
  10. Senhor Kalil em que mesmo o Siló trabalhou antes de ser vereador por quatro mandatos? Ele pregou algum prego numa barra de sabão? Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Queria saber onde estava seus "neurônios" quando o senhor Kalil Sauaia então secretário municipal de infra-estrutura mandou fazer "O Buraco do Prefeito"????? Diga se de passagem um metro que não serviu para nada, pois não resolveu o problema do alagamento naquela região da atual Rodoviária.

    ResponderExcluir
  12. Meu caro Kalil Sauaia,
    Era melhor mesmo você não ter respondido, pois falando e principalmente escrevendo você é um verdadeiro desastre!
    Concordamos quanto ao caráter de meu primo Siló, mas discordamos quanto as comparações e sobre todo o resto.
    Você não me conhece, portanto não tem a mínima condição de emitir parecer sobre a diferença entre nossas capacidades intelectuais. Mas eu já lhe conheço, pois você se mostra como homem público, e posso lhe garantir Kalil – a diferença é enorme!!!
    Estou há 35 anos fora do Maranhão, e durante todo esse período sempre trabalhei em empresas da iniciativa privada, ao contrário de você que se embrenhou nessa máfia e casta de empregos políticos onde a competência é se mostrar um bom malabarista e dançar conforme a música. Portanto quem precisa de governo ou prefeitura e quem lida com dinheiro do povo e com verbas públicas é você e não eu!
    E pare de enganar os outros se dizendo entender de políticas públicas. O que você faz é política partidária e, diga-se aqui, da pior qualidade. Vide seus parcos e pobres argumentos.
    Há quatro anos você era partidário do atual prefeito Ivaldo e foi o responsável pelo chamado “Buraco do prefeito” – outro desastre! Onde fica essa sua propalada “ideologia de gestão”? Ou isso é mais um exemplo desse seu repulsivo tucanês engana bobo?
    Leio reportagens e vejo fotos do péssimo estado de conservação das estradas sob sua “gestão” – mais outro desastre!
    Em resumo: Kalil, você é um grande desastre!!!
    PS: Quem foi evasivo foi você, que falou toda espécie de baboseira e até agora não respondeu a única pergunta que eu lhe fiz:
    Como é que você queria que o eleitor acreditasse em algo em que nem você acreditou? Em outras palavras: “Por que você não acreditou no projeto de Siló?”
    E agora não um conselho, mas uma constatação de sua visão distorcida: ”Não espere que os outros façam aquilo que você faria se estivesse no lugar deles.”
    E finalmente esse seu cuidado em não gastar neurônios é preocupante mesmo. Poupe-os, pois eles parecem escassos!
    E antes que eu me esqueça, vá tapar buracos!

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  13. A melhor coisa que aconteceu na gestão Ivaldo foi Kalil cair fora da secretária de infra-estrutura, foram dois anos de desastres entre 2005 e 2006. E ainda fizeram a besteira de afundar o Siló que era um dos melhores vereador da cidade juntamente com Necó, Magno Nazar e o falecido Dr. Manuel.

    ResponderExcluir
  14. Olha só o Kalil Sauaia mostra o seu lado imaturo e criança, não sabe perder e fica resmungando contra a maioria que disse não a Siló. O mais triste é ver o quanto você é arrogante e prepotente, apreenda com a derrota e em vez diga que o povo é soberano (como disse a Roseana Sarney em 2006).

    Hoje Siló perdeu e amanhã poderá ganhar, Bimba perdeu em 2004 e aceitou numa boa, faça isso também.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.