Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Inscrição para vestibular da UFMA 2009 vai ser iniciada amanhã

Começam amanhã as inscrições para o vestibular 2009 da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Serão oferecidas 3.872 vagas, 476 a mais que no último processo seletivo, em 54 cursos de graduação, distribuídas nas seguintes categorias: universal, escola pública, negro, especial, índio e portador de deficiência. A inscrição será feita exclusivamente pela internet, no site www.ufma.br até o dia 13 de outubro. O pagamento da taxa de inscrição será feito por boleto bancário até o dia 14 de outubro. O valor é R$ 75,00.

A universidade disponibilizará nos campi de São Luís, Imperatriz, Codó, Chapadinha, Bacabal e Pinheiro, terminais eletrônicos para os candidatos que não têm acesso à internet. Os terminais serão instalados também em locais públicos da capital em pontos que ainda serão definidos. Para se inscrever, o candidato deve ter concluído o ensino médio ou equivalente ou estar concluindo este ano o terceiro ano do ensino médio.

Metade das 2.872 vagas será destinada à modalidade universal. No sistema de cotas, 968 vagas ou 25% são para estudantes de escola pública e as outras 968 para afro- descendentes. Em cada curso, quatro vagas serão reservadas à categoria especial, duas para a modalidade índio e duas para a categoria portador de deficiência.


Isentos

A lista de isentos da taxa de inscrição do vestibular 2009 deve ser divulgada até a próxima sexta-feira, segundo a Assessoria de Comunicação da universidade. Uma comissão está avaliando criteriosamente, há mais de duas semanas, os candidatos inscritos à isenção. O Núcleo de Eventos e Concursos (NEC) recebeu 9 mil requerimentos de isenção. Entre as exigências para os candidatos estão conclusão dos anos de 2005, 2006 e 2007 integralmente em escola pública ou estar concluindo os três anos do ensino médio este ano.


Cotas

O sistema de cotas terá mudanças este ano. Os candidatos às vagas afro-descendentes não terão mais entrevista como critério de avaliação, bastando declarar-se negro (preto ou pardo), passível de discriminação racial, preencher um formulário com a opção correspondente à cota, no formulário de inscrição online. O pleiteante deve apresentar foto colorida 5 x 7 e certificado de conclusão do ensino médio em escola pública ou particular, cuja mensalidade tenha sido de R$ até 150,00 ou que tenha sido beneficiado com bolsa integral durante os três anos do ensino médio, independente do ano de conclusão.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. E quem não tem acesso a internet???????? Como fica? Me compre um bode senhor reitor Natalino!?



    Abraços a todos.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.