Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


25 DICAS PARA VOTAR BEM EM 2008 PARA VEREADOR


1 - Só vote em quem você conhece e mora em Rosário.

2 - Só vote em quem tem idéias iguais ou melhores que as suas.

3 - Só vote em quem tem inteligência, conhecimento, caráter e força para lutar pelas idéias que tem em prol de seu bairro, povoado ou região.

4 - Não vote em candidato que só faz propaganda. Ou que faz muita propaganda. Esses querem ganhar a eleição a qualquer custo. Se ganharem, lá em cima também farão qualquer negócio ou vão passar quatro anos investindo recursos públicos na política do "pão" e "circo" (talvez até sem o pão).

5 - Procure ter um contato direto com os candidatos. Faça com que eles dêem opinião sobre os assuntos que interessam a você. Não se iluda. Você vai perceber que há candidatos bons mas há muitos que são completamente vazios. Só fala bonito. Às vezes, nem isso. Nesses, você não deve votar.

6 - Só vote em candidato que, na campanha, fez questão de ser honesto e mostrar a cara. Ele pode ter dito até algumas coisas que desagradaram você. Se for eleito, no entanto, mentirá menos.

7 - Procure votar em candidatos da coligação do seu candidato a prefeito, afinal ele pode ser substituido por um suplente e este pode não condizer com a sua filosofia política. Mas também não vote só porque simpatiza com o partido ou coligação do candidato, caso você tenha preferência por um candidato de outro grupo, mas não se esqueça de que o mais importante são as idéias e a cabeça do próprio candidato.

8 - Seja autêntico. Vote em candidato de esquerda, se você achar que as coisas por aqui estão erradas e que a Câmara Municipal precisa de renovação. Vote num candidato liberal se você achar que deve ser exatamente o contrário. O importante é você votar por sua cabeça e não pela cabeça dos outros.

9 - Se o candidato já é vereador, não vote nele só pelos projetos que apresentou. Há os que apresentam bons projetos. Mas um vereador pode ser considerado muito bom por limitar seu serviço a trabalhar em favor de bons projetos e contra os maus. Sem apresentar Projeto algum.

10 - Nunca vote em candidato que se ofereça para “quebrar galhos”. Esse é um sério pretendente a corrupto.

11 - O candidato que desvia bens públicos para fazer doações em troca de votos já é corrupto antes de assumir o cargo, não vote em "ladrão".

12 - A função de um vereador é propor leis, aprovar ou reprovar os projetos de lei apresentados na Câmara e fiscalizar o trabalho do Prefeito. Um candidato que promete coisas como asfaltamento de ruas, construção de postos de saúde, pontes, escolas e outras do gênero só está fazendo demagogia. Não vote nele.

13 - Escolha, de preferência, um candidato que esteja a serviço de uma ideologia: ou um liberal, ou um social democrata, ou um socialista ou um comunista. Não aceite um candidato “mais ou menos”. Quem não tem idéias firmes e definidas não serve para representar eleitor nenhum.

14 - Escolha um candidato sério. Que pensa antes de abrir a boca e que conheça os problemas do seu bairro, povoado ou região.

15 - Não reeleja um Vereador que só trabalhou pensando na reeleição. Política não deve ser profissão. Nem fonte de renda. Deve ser trabalho de desprendimento e dedicação ao bem comum.

16 - Lembre-se de que candidato bom não precisa fazer malabarismos para conquistar o eleitor. Os quietos e comedidos, geralmente, podem inspirar mais confiança, mas também não pode ser calado de mais.

17 - Desconfie também dos candidatos evangélicos e que usam esta característica como fator de convencimento do voto. Crente que usa o nome de Deus em política está mal intencionado. Até porque, se for para ajudar o povo, a igreja não precisa da política. Pode fazer sozinha. Basta olhar o histórico dos que já passaram pela política. Há muitos! Qual o grau de contribuição, além do próprio enriquecimento? A resposta será fundamental para a certeza do voto. Enfim, "dar a César o que é de César, e dar a Deus o que é de Deus", essa frase é tão atual e vale também para os representante de todas as religiões.

18 - Tome cuidado com os vereadores que aprovam contas que foram reprovadas pelos TCE/MA, eles estão geralmente a serviço do prefeito (abdicando da função de fiscalizar o executivo) e são capazes de votar contra projetos de seu interesse e, portanto não merecem o seu voto para continuar lutando contra você.

19 - Não vote em candidato que não presta contas públicas de seus gastos e com a ficha suja de modo geral.

20 - Não vote em candidato que compra votos, que oferece coisas às pessoas, tais como cesta básica, roupas, par de calçados, uso de ambulância, bolsa de estudo, remédios e emprego. O bom candidato a vereador sabe que a sua função é a de legislar e não de dar coisas às pessoas.

21 - Não vote em candidato "copa do mundo" que só lembra do povo de quatro em quatro anos, na hora de pedir votos e que aparece fazendo promessas, abraçando todos, como se fosse um velho amigo, esses geralmente não conhecem ninguém e nem moram no local onde pedem votos (são os chamados forasteiros).

22 - Não vote em candidato que em vez de apresentar suas propostas e se comprometer como o povo, passa a campanha difamando seus concorrentes, geralmente os que lideram pesquisas.

23 - Não vote em candidato que só muda de hábito para lhe enganar nas eleições, eles param de beber, fumar, dançar ou jogar em época de eleições, muitos começam a freqüentar certas igrejas um ano antes, cuidado! Eles nem foram eleitos ou reeleitos e já estão tentando lhe enganar, depois de eleitos devem retornar com mais força aos antigos hábitos e geralmente esquecem dos seus eleitores.

24 - Até a escolha do tema de campanha deve pesar na avaliação do eleitor. Aqueles que escolhem um tipo de forró ou funk vulgar, de duplo sentido, e que gostam de andar em bando, com o som do carro às alturas, desrespeitando até os horários permitidos pela lei e os locais onde é proibida a propaganda sonora, nem devem ser levados em consideração. Com certeza, eleitos, poderão transformar a Câmara de Rosário numa espécie de base para noitadas sem fim. Pior: às custas do contribuinte.

25 - Em nosso País, infelizmente votar é obrigatório. Com isso, as pessoas que não dão valor à política ou que não conseguem fazer uma escolha responsável acabam tendo que votar. Nesses casos, o voto não costuma ser consciente. Passa a ser comum votar em qualquer um. O certo seria esses eleitores poderem ficar em casa, deixando o uso do voto somente para os que querem fazê-lo por decisão pessoal.

Amigos leitores do RN, sei que o voto é difícil diante de tantas opções e de tantos corruptos, mas há uma fórmula infalível, a da eliminação. Pesquise, avalie, desconfie e vá descartando.

Se sobrar alguém, com certeza, será digno do seu voto para vereador... Mas vote com esperança e convicção de que o seu voto será responsavel por dias melhores para nossa querida Rosário dos buracos.



Em razão disso, a última dica para votar bem é a seguinte:


Valorize seu voto. Vote com consciência. Procure, procure, procure até encontrar seu candidato a vereador e boa parte desse texto vale para a eleição do executivo. Se, mesmo depois desse esforço, você não conseguir, não vote em qualquer um. Vote nulo. Mas se está conformado com a vitória de qualquer candidato, vote em Branco. É melhor para a cidade, mas não falte e se faltar não esqueça de justificar.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Caro Renato Waquim:

    Gostei muito dos critérios de escolha dos candidatos a vereador, parabens.Eu sugeriria a possibilidades de debates em comunidades para sabermos a capacidade dos postulantes. Valeu.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.