Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


A ditadura conceituada por Aristóteles, Platão e Maquiavel


Segundo Aristóteles e Platão, a marca da tirania é a ilegalidade, ou seja, a violação das leis e regras pré-estipuladas pela quebra da legitimidade do poder; uma vez no comando, o tirano revoga a legislação em vigor, sobrepondo-a com regras estabelecidas de acordo com as conveniências para a perpetuação deste poder. Exemplo disso são as descrições de tiranias na Sicília e Grécia antiga, cujas características assemelham-se das ações tomadas pelas modernas ditaduras.

Segundo Platão e Aristóteles, os tiranos são ditadores que ganham o controle social e político despótico pelo uso da força e da fraude. A intimidação, o terror e o desrespeito às liberdades civis estão entre os métodos usados para conquistar e manter o poder. A sucessão nesse estado de ilegalidade é sempre difícil.

Aristóteles atribuiu a vida relativamente curta das tiranias à fraqueza inerente dos sistemas que usam a força sem o apoio do direito.

Maquiavel também chegou à mesma conclusão sobre as tiranias e seu colapso, quando das sucessões dos tiranos, pois este (a tirania) é o regime que tem menor duração, e de todos, é o que tem o pior final, e, segundo suas palavras (sic) a queda das tiranias se deve às desventuras imprevisíveis da sorte.



Com informações do site Wikipédia.
Share on Google Plus

About RN

5 comentários:

  1. Só não esqueçam que além da ditadura da Márcia Matos e existe também a ditadura de Ivaldo Cavalcante, no meio disso tem um vice-prefeito que diz ser contra denuncia e não devolve seus salários. O que o senhor vice-prefeito tem feito por Rosário? Joaquim Neto só ajudou a eleger a Eliziane Gama com os irmãos e depois nada.

    ResponderExcluir
  2. Só não esqueçam que além da ditadura da Márcia Matos, existe também a ditadura de Ivaldo Cavalcante, no meio disso tem um vice-prefeito que diz ser contra o governo invalido e não devolve seus salários do governo municipal. O que o senhor vice-prefeito tem feito por Rosário? Joaquim Neto só ajudou a eleger a Eliziane Gama com os irmãos e depois nada.

    ResponderExcluir
  3. S� oleo de peroba para essa M�rcia mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Márcia represanta a tirania das velhas raposas que estão escondidas por trás dela e nos traz ao tempo do finado Governador Ivar Saldanha, quando poder público passava por cima da liberdade de pensamento, é ditadura! É ditadura! É ditadura!! Cadê Constituição? Cadê o MP? Tirem essa louca do "puder" supremo e tirano

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.