Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Vale a pena ver de novo: UM CORAÇÃO CHAMADO MALVIDES



Mavildes Marques Santos, a nossa personagem, nasceu em 17 de setembro de 1934, na Travessa da Conceição, nº. 3589, na cidade de Rosário(MA). Iniciou seus estudos no Colégio Joaquim Santos, tendo como mestras as professoras Dorotéia Queiroz e Maria de Lourdes Nina Pinheiro – talvez aí resida a explicação para tão acendrado amor ao próximo.

Num belo domingo – daqueles em que as pessoas acordam com o pressentimento de que tudo vai dar certo, exatamente como se deseja – após assistir a celebração da santa missa, ela retorna para sua casa e, católica fervorosa como sempre foi, decide formar um grupo de catequese. Mas, faltava-lhe espaço físico, a fim de que sua vontade fosse concretizada. Estava a meditar sobre o problema, quando, de repente, percebe a sombra de uma frondosa pitombeira, que parecia ali estar à espera de ofertar algo também tão útil – é claro – do que apenas ofertar seus deliciosos frutos à criançada da comunidade.

Assim, a 19 de março de 1978, surgia o grupo de catequese liderado por dona Mavildes – e que até hoje continua em funcionamento. Logo a seguir, outras atividades foram incorporadas às atividades do grupo. Com a adesão do saudoso Manoel Francisco da Silva, surge uma das experiências mais audaciosas do grupo, em sua maior parte integrado por pessoas simples, mas de grande boa vontade: a criação de uma roça comunitária. Tomando a si a tarefa de limpar um terreno situado no povoado Prata, Manoel era secundado pelos jovens do grupo, que o ajudavam a plantar e colher as verduras e legumes que serviam de alimento para as crianças que freqüentavam a catequese. A estas alturas, a catequese infantil se havia transformado numa escolinha de educação infantil, que ainda hoje funciona com a denominação de “Escolinha Coelhinho”. Atualmente mantida pelo município, a escola tem como diretora a professora Ana de Cássia, sobrinha e filha de criação de dona Mavildes.

O grupo de trabalhadores do bem, liderado por dona Mavildes, entretanto, não limitou suas ações apenas nestas atividades, pois, logo a seguir, foi criado o Centro Comunitário Beneficente “Unidos em Cristo” e, paralelamente a ele, novas atividades foram sendo desenvolvidas, tais como cursos de capacitação em Artesanato com Flores, Corte e Costura, Datilografia, além de um grupo teatral juvenil denominado “Juventude e Ação”.

PASTORAL - Em 1988, tem início o auto religioso da visitação dos Reis Magos ao estábulo onde nasceu Jesus, popularmente conhecido como Festa de Reis ou Pastoral de Reis. De 1988 até 1995, a encenação contava com a exclusiva participação das crianças atendidas pelas atividades do grupo. Entretanto, devido a dificuldades financeiras para a confecção do vestuário, por parte das famílias dos integrantes, a representação do auto ficou sob a responsabilidade dos adultos, especialmente as pessoas da terceira idade. Nos dias atuais, este é o único grupo de Pastoral ainda em atividade no município de Rosário, fazendo apresentações não na sua cidade como em São Luís.

No ano de 1991, após as festividades de comemoração pelo Dia dos Pais, um novo projeto foi lançando. A realização da Festa do Divino Espírito Santo. Foi mais um desafio vencido, pois, em todos os anos subseqüentes, a festa vem sendo realizada com o mais absoluto sucesso e afluência de público sempre crescente.

Este é, pois, um pequeno esboço do perfil de uma samaritana moderna, na estrita figuração da parábola bíblica. Mulher de fala mansa, gestos suaves e dotada de elevado grau de sensibilidade, dona Mavildes é uma das figuras mais conhecidas de Rosário. Embora não possua nenhum filho biológico, muitos são os jovens e adultos que recorrem aos seus conselhos. E a todos trata com o desvelo de mãe carinhosa, pois a todos considera como os verdadeiros filhos do seu coração.



Pesquisa e colaboração: Euvaldo de Jesus Pereira.
Fonte e fotos: Jornal de Itapecuru.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.