Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governo discute revitalização da Bacia do rio Itapecuru em Brasília

Brasília - Representantes do Governo do Maranhão e de organismos internacionais avançaram na viabilização de acordos de cooperação técnica internacional para revitalizar a bacia hidrográfica do rio Itapecuru. Durante a rodada de reuniões, realizada ontem, o Governo do Maranhão reiterou convite a todos para o seminário internacional sobre o tema, que acontece no mês de março em São Luís, promovido em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.


Equipe de Governo reunida com representantes de órgãos internacionais



“A Agência está de portas abertas para ajudar o Maranhão a encontrar as soluções mais eficientes no caminho da cooperação técnica internacional”, garantiu Paulo de Miranda, ministro do Corpo Diplomático do Itamaraty, que presidiu os encontros.

“A receptividade calorosa superou nossas expectativas. Os organismos internacionais se sensibilizaram com esse esforço, inédito na história do Maranhão, de buscar parcerias técnicas para dar sustentabilidade a um rio tão vital para os maranhenses”, afirmou o secretário de Planejamento, Aziz Santos.

Estiveram presentes representantes do Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Fundo das Nacões Unidas para Agricultura (FAO), agência Internacional de Cooperação Japonesa (JICA), Agência Alemã de Cooperação Técnica (GTZ), embaixada de Israel, agências Espanha, França e Itália e Organização dos Estados Ibero-Americanos.

O caráter inédito do encontro também foi ressaltado pela representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ieva Lazareviciute. “Nós saudamos essa pedagogia inaugurada pelo Governo do Maranhão, de reunir uma unidade da federação com as agências e os organismos internacionais nessa busca”.

O governo maranhense apresentou em documento os princípios, objetivos, estratégias e linhas de ação preparadas para o programa de revitalização da bacia do Rio Itapecuru, a partir de uma política de desenvolvimento sustentável. “Estamos viabilizando o que o Estado do Maranhão precisa nos campos da formação de recursos humanos e do compartilhamento de soluções tecnológicas. O desafio é grande e a cooperação bi e multilateral incorpora força ao nosso programa”, definiu Beatriz Bissio, assessora de relações internacionais do Governo.

Participaram ainda das reuniões os secretários Lourenço Vieira da Silva, da Educação; Edmundo Gomes, da Saúde e Wagner Lago, da representação do governo em Brasília, além do coordenador técnico do programa, Raimundo Palhano, da coordenadora do seminário, a secretária-adjunta de Turismo, Mônica Araújo, técnicos de várias secretarias e Universidade Estadual do Maranhão (Uema).
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.