Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Munim/Lençóis e Região dos Lagos fazem parte do Carnaval da Maranhensidade no interior


Governo do Estado do Maranhão e consórcios AGE e CONLAGOS assinaram convênios para garantir a realização da festa de momo em 29 municípios maranhenses.

A gestão cultural do Maranhão continua avançando no Governo Jackson Lago. É o que demonstra o lançamento do Carnaval Consorciado, que aconteceu no último dia 24 de Janeiro, às 18h, na Casa do Maranhão em São Luís. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre prefeitos de municípios das regiões do Munim/Lençóis e Lagos, Secretários de Estado e Município e deputados, entre outros.

Cidades - O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Cultura, assinou convênios com os consórcios AGE (Munim-Lençóis) e CONLAGOS (Região dos Lagos) para a realização do Carnaval da Maranhensidade em 29 municípios do interior do Estado –Icatu, Rosário, Morros, Presidente Juscelino, Nina Rodrigues, Santo Amaro, Vargem Grande, Axixá, Humberto de Campos, Afonso Cunha, Paulino Neves e Presidente Vargas (AGE), Arari, Anajatuba, Bom Jardim, Bacurituba, Conceição do Lago-Açu, Matinha, Miranda do Norte, Palmeirândia, Pindaré-Mirim, Penalva, São João do Caru, São João Batista, Satubinha, Vitória do Mearim, Tufilândia e Olinda Nova (CONLAGOS).

Participaram do ato solene os Secretários de Estado Joãozinho Ribeiro (Cultura, representando o Governador Jackson Lago), Weverton Rocha (Juventude) e Getúlio da Silva Barros (Adjunto de Segurança Cidadã, representando a Secretária Eurídice Vidigal); o Deputado Federal Flávio Dino (PCdoB), Henrique Caldeira Salgado (Prefeito de Pindaré-Mirim e Presidente do CONLAGOS), Ronald Damasceno (Secretário Executivo do CONLAGOS), Juarez Lima (Prefeito de Icatu e Presidente da AGE Consórcios), além de diversos outros prefeitos e secretários de Cultura de diversos municípios consorciados. \"A experiência de consórcios intermunicipais, principalmente em se tratando de Cultura, é inédita no Brasil. Trata-se de uma forma legítima, democrática e transparente de se trabalhar com recursos públicos, visando a otimização de sua aplicação.

Os consórcios são resultado da mobilização social, sem o que é impensável a consolidação de um governo, qualquer que seja. É preciso regionalizar a cultura, a exemplo do que acontece com outras políticas públicas, como as de saúde e educação, por exemplo\", afirmou o Secretário de Estado da Cultura, Joãozinho Ribeiro. "É obrigação de cada prefeito e cada prefeita de municípios que ainda não têm, criar seu órgão de cultura, colocar a juventude para criar, escrever, fazer música. Assim as manifestações culturais ganham força e podem mostrar uma cara diferente, a verdadeira cara do Maranhão. Assim, os consórcios não devem limitar-se às grandes festas e ao
repasse de recursos, mas valorizar a produção cultural maranhense como um todo, começando pelo Carnaval, com a contratação de grupos e artistas maranhenses para fazer a festa. Maranhensidade é o nosso engenho e arte. Só assim o Carnaval da Maranhensidade será um verdadeiro estado de alegria\", concluiu o Secretário.

Após a assinatura dos convênios entre o Governo do Estado e os consórcios AGE e CONLAGOS, uma grande festa tomou conta da Praça da Casa do Maranhão, com apresentações de diversas manifestações artísticas vindas de municípios do interior: Escola de Samba de Axixá, Dança do Tamassaê (Icatu), Grupo de Pagode Obssesamba (Morros) e banda Boca de Lobo.



Com informações de Zema Ribeiro, da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Colaboração).
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.