Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


BASA Proverá Inclusão Digital em Rosário com a criação de um Telecentro

"O Banco da Amazônia escolheu Rosário e mais duas cidades para começar a sua Frente de Inclusão Digital no Maranhão".

As ações do Banco da Amazônia S/A - BASA para a inclusão digital de jovens maranhenses visam a contribuir para reverter uma triste estatística da Fundação Getúlio Vargas, que aponta ser de 12% o estrato da população brasileira com computador em casa, sendo que destes apenas 8,31% têm acesso à internet, enquanto no Maranhão estado com a maior exclusão digital do Brasil, apenas 3,75% da população têm acesso à informática.

Em 2008, o programa será estendido para outros municípios, já estando firmadas parcerias com as Prefeituras de Rosário, Viana e Belágua, que "receberam 30 computadores, cada uma", estando em fase de montagem três Telecentros, o que irá ampliar ainda mais estes números e facilitar o acesso de jovens e adolescentes ao mercado de trabalho e aumentar seus conhecimento nas mais diversas áreas.

Telecentros - são espaços com computadores conectados à Internet banda larga. Cada unidade possui normalmente entre 10 e 20 micros. O uso livre dos equipamentos, cursos de informática básica e oficinas especiais são as principais atividades oferecidas à população. Cada Telecentro possui um Conselho Gestor, formado por membros da comunidade e eleitos pela mesma, que ajudam os funcionários na fiscalização e gestão do espaço. É um projeto de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater a pobreza, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local. Um dos objetivos principais do projeto é organizar uma rede de unidades de múltiplas funções que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica e privacidade a partir do software livre.
Combater a exclusão digital é o objetivo central dos telecentros. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Esperamos que a formação so Conselho do Telecentro não venha atender interesses políticos da prefeitura em sua gestão atual e sim os interesses da população pobre que terá finalmente acesso ao ainda democratico mundo da internet.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.