Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Esquenta a disputa no PDT de Rosário: “Sou pré-candidato a prefeito porque meu passado me qualifica”, diz ex-deputado Orlando Aquino.



Em entrevista o ex-deputado e ex-prefeito de Rosário, Orlando Calvet Aquino reafirmou sua decisão de voltar a cenário político como candidato a prefeito em 2008 aos 84 anos por causa do abandono em que a cidade se encontra.

“Seu Orlando Aquino” aposta na experiência em 2008, muito mais maduro o patriarca da política em Rosário está filiado ao PDT, o partido do Governador Jackson Lago, com quem matem laços antigos de amizade, aliás, Orlando é tio da primeira filha do primeiro casamento do governador. Mesmo assim afirmou que não pretende tirar proveito disso para ser escolhido pelo partido o candidato a prefeito, porém espera que o PDT de Rosário use o bom senso na escolha do candidato a prefeito. Segundo Orlando para alguém ser prefeito de Rosário na atual situação caótica precisa ter experiência de mandato e histórico limpo.

“A minha diferença está em ser político há muito tempo, sou muito conhecido na cidade, já fui prefeito duas vezes e 20 anos deputado. Então todos me conhecem e todos sabem do meu trabalho como prefeito, não fiquei devendo funcionários e fornecedores, até costumava adiantar os pagamentos, e ainda tem a minha personalidade e meu respeito a todos. (...) Sou um político que não dorme fora de Rosário e que conversa com todos, não preciso de seguranças para visitar bairros e povoados, quando preciso pego meu carro e vou dirigindo sozinho com Deus. (...) Quando morre alguém de Rosário e região é tradição o povo aparecer na minha porta para convidar a prestar homenagens, isso porque conheço as pessoas pelo nome e converso com elas, também não sou adepto de limpar minhas mãos com álcool após apertar as mãos do povo porque não tenho nojo deles, tenho é muito orgulho desse povo lutador de uma cidade tão desvalorizada pelos atuais políticos, por isso não posso parar agora”, disse.

O PDT de Rosário atualmente tem três pré-candidatos a Prefeito, além de Orlando Aquino, tem o vice-prefeito Joaquim Neto e Chagas Aragão que é o atual presidente do partido no município. Para Orlando o momento não é mais de renovação na prefeitura, os rosarienses se decepcionaram com as ultimas renovações, “não podemos entregar a prefeitura de novo a desconhecidos, é preciso escolher candidatos com histórico político no mínimo, muitos querem começar na política logo sendo prefeito da cidade em que mais entra dinheiro na região, porém esse dinheiro e o poder estão corrompendo os políticos novatos”, afirmou.

Em 2006 Orlando Aquino apoiou em Rosário e região a campanha de Jackson Lago, “foi uma decisão contra quase todos os políticos da cidade que estavam apoiando a candidata da família Sarney, mas fiz o que era certo e tenho essa liberdade de decidir por contra própria àquilo que é certo porque não devo nada a ninguém”, frisou.

Aos 84 anos Orlando Aquino é dono de uma saúde invejável, pela manhã faz caminha e até corre, “coisa que muitos adolescentes de hoje não se arriscam a fazer”. Orlando também deve sua saúde a uma alimentação pequena a base em frutas. “Nos últimos anos comer não tem sido meu forte, porém tenho me dedicado à leitura e diversos temas de meu interesse”, disse o ex-deputado.

A principio a escolha do candidato a prefeito pelo PDT em Rosário será decida pelos votos dos afiliados numa convenção. Mas o ex-deputado espera que o partido realize uma pesquisa para escolher o melhor nome usando o bom senso.


Renato Waquim
Blogue Rosário Notícias (www.rosario-noticias.blogspot.com)
rosarionoticias@hotmail.com

Isaias Rocha
.Com – O Portal do Maranhão (www.portalmaranhao.com) / (www.zill.com.br/debacabeira)
tribunadebacabeira@hotmail.com
Share on Google Plus

About RN

4 comentários:

  1. Seu Orlando ta certinho, já chega de aventureiros e forasteiros, o povo acha que a prefeitura é negócio para se aventurar, pow quem quiser ser prefeito que seja antes vereador no minimo para agente ver se presta ou não.

    ResponderExcluir
  2. Se lutou tanto para acabar com a oligarquia dos Aquinos e Saldanhas, hoje se percebe que agente era feliz e não sabia.
    Hoje vivemos o desprogresso.

    ResponderExcluir
  3. Seu Orlando Aquino até pode ser uma boa opção, contudo o povo de Rosário não pode esquecer que hoje não se governa mais como na sua época. Hoje a administração pública tem regimentações legais através da grande conquista popular com a LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal. Portanto atualmente seu Orlando o Gestor tem que prestar contas e na sua época isso nem existia. O senhor não poderá sacar o dinheiro público e levar para sua porta e distribuí-lo como faz com o seu por estes seus longos anos de existência.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.