Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Deu no Portal do Maranhão (.com): Rosário - Jovens candidatos disputam vaga na Câmara e na Prefeitura


Isaias Rocha - Os dados eleitorais, disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE, fornecem informações importantes para pensarmos a participação dos jovens nas eleições municipais de 2004, um dos segmentos historicamente excluído dos espaços de representação política no Brasil.

A participação dos jovens como candidatos nas eleições municipais geralmente é reduzida, os jovens (com faixa de 18 a 24 anos) é ainda mais preocupante. Embora eles sejam 19,08% do eleitorado brasileiro, representam apenas 3,68% do total de candidatos às Câmaras de Vereadores em todo o País, e somam 12.770. Esse montante se divide em duas categorias: 2.765 candidatos com 18 a 20 anos; e 10.005 com 21 a 24 anos.

Apesar desta reduzida participação, constata-se uma ocorrência muito importante, qual seja: na faixa de 18 a 24 anos, a juventude representam 26,46% do total das candidaturas jovens às Câmaras de Vereadores. É a faixa etária que apresenta uma maior participação relativa entre a classe.

No caso das candidaturas jovens às Prefeituras, a participação é ainda bem menor. Os candidatos são em número de 76 em todo o País. Eles têm entre 21 a 24 anos, e representam apenas 0,48% do total das candidaturas. Desse montante, 14,47% são jovens. Novamente, é a faixa que apresenta uma maior participação relativa na sociedade.

Essa situação é muito interessante e nos diz que os jovens estão mais ativos e participantes nestes processos eleitorais quando comparadas aos candidatos adultos e idosos.

No geral, os jovens estão expressando interesse em participar da política, tanto que o eleitorado de 16 e 17 anos, cujo voto é opcional, é de 3.659.265, correspondendo a 3,01% do total de eleitores e a cerca de metade da população com esta idade no País.

Em Rosário a disputa nas próximas eleições mostra que esse percentual tende a aumentar uma vez que serão vários candidatos jovens na disputa por uma cadeira no parlamento do município, destes candidatos um concorrerá na disputa pela sucessão de Ivaldo Cavalcante.

Na Disputa

Prováveis Vereadores - Entre os nomes que brigam por uma vaga na Câmara, estão ventilados os nomes de Edevaldo-PSDB, líder comunitário da Vila Bacural, Vila São Domingos e lugares vizinhos; Jerfferson de Jesus-PV, locutor de radio e colunista do Zil de Rosário; Valter, presidente do PT; Alexandre Aquino-PMDB, neto do ex-deputado Orlando Aquino, e diversos outros nomes.

Prefeito - Já na briga pela prefeitura, Calvet Filho-PSDC, que foi o candidato mais bem votado em Rosário para Deputado Federal, promete esquentar a disputa e mostrar a força jovem na política rosariense.

Conversei com Edevaldo, pré-candidato a vereador pelo PSDB rosariense e revelou a alegria de participar deste processo eleitoral segundo ele, “a juventude está esquecida, sem oportunidade, justamente por falta de representação”, disse. O jovem político falou ainda da importância da juventude na política, "precisamos lutar por essa classe tão desassistida, principalmente pelo parlamento, que não cria projetos que beneficiam nós jovens", ressaltou.

Fonte: Portal do Maranhão - Por Isaias Rocha.

Endereço: http://www.portalmaranhao.com

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.