Terminal Portuário do Mearim promove audiência Pública em Rosário
A empresa Aurizônia Empreendimentos S/A, através da sua subsidiária, Empresa Terminal Portuário do Mearim Ltda., com sede no município de Bacabeira, localizado a cerca de 48km de São Luís(MA), realizou, nos dias 27 e 28 de setembro último, nas cidades de Bacabeira e Rosário, respectivamente, audiências públicas para a discussão, com os organismos representativos das comunidades locais, dos possíveis impactos ambientais que poderão ocorrer com a implantação do grande projeto de instalação do Terminal Portuário do Mearim, que se localizará na baía de São Marcos, em área do município de Bacabeira.
Trata-se de um empreendimento de grande porte, de profundidade variável entre 15 e 18 metros de calado, com plataformas de embarque e desembarque para carga em geral e carga em grãos, de 290 metros de extensão, além de um píer de 300 metros destinado a carga e descarga de minérios. O projeto também prevê uma segunda etapa de implantação, quando poderão ser construídos mais 290 metros de plataforma para o manejo de carga geral e de grãos.
DETERMINANTES - A escolha de Bacabeira teve dversos fatores determinantes, entre eles os de expansão do pólo siderúrgico do Maranhão, aliado à crescente demanda do minério de ferro de alta qualidade; a prioridade que o governo federal vem dando às exportações brasileiras; a localização estratégica do Maranhão e sua proximidade com os mercados europeus e norte-americanos; e condições absolutamente favoráveis de navegação e fundeio de grandes embarcações.
Além destes fatores, deve-se, ainda, acrescentar a criação das ZPE, também conhecidas como “corredores de exportação”, nas quais o Maranhão está incluído e praticamente habilitado, em futuro bem próximo, de servir como escoadouro de exportação dos produtos agroindustriais ou industrializados do centro-oeste brasileiro. Presente no evento, o empresário Tarcísio Ferreira, um dos diretores da empreendedora, esclarece que o projeto é de um alcance social e econômico “de grande potencial”, e já está em andamento há alguns meses. “Esta audiência – disse – é em atendimento aos preceitos da Constituição Federal de 1988. Mas, a verdade é que o projeto se constituirá na redenção econômica e social de todas as suas regiões de abrangência”.
Para o prefeito de Rosário, Antônio Cavalcante, a implantação do Terminal Portuário do Mearim “será de extrema importância, tanto no desenvolvimento social quanto econômico da micro-região de Rosário, a começar pela utilização da mão-de-obra local, tendo seqüência na dinamização do consumo dos produtos produzidos na região, o que deverá proporcionar uma elevação dos nossos índices de IDH. Haverá, inclusive, uma sensível elevação nos repasses fiscais e nos pagamentos de tributos de municipais. Em resumo: será bom para todos”.
O prefeito de Bacabeira foi incisivo ao afirmar que “tenho certeza de que um empreendimento dessa envergadura trará resultados altamente positivos. É claro que o desenvolvimento também traz pontos negativos. O que a gente precisa, na verdade, é discutir para que os pontos negativos se tornem o mínimo possível, para que a população não seja a grande prejudicada. Ela quer, sim, receber o máximo possível de benefícios que um empreendimento deste venha trazer para a região”.
Com informações de Jornal do Itapecuru.
Home / Uncategories / Desenvolvimento não-sustentavel: Vem aí o maior desastre ambiental do Maranhão
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.