Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.



FRASE DO DIA 12 NO BLOGUE DA ALCINÉIA CAVALCANTE
Blogue da Alcinéia Cavalcante(Amapá)
http://alcinea-cavalcante.blogspot.com/

“O mesmo senado que cassou o mandato de um senador amapaense acusado de comprar dois votos por 26 reais absolve Renan.”

A Colega Alcinéia se refere ao episódio de cassação do Senador Amapaense João Capiberibe do PSB do Amapá em um estranho processo iniciado com testemunho de duas eleitoras que disseram ter recebido 26 reais cada para votar nele, mas que depois admitiram terem mentido.



RELEMBRANDO OS FATOS

Saey esteve por trás da cassação do mandato de Capiberibe e depois sacrificou a eleição da própria filha para articular a eleição de Waldez no Amapá.

Saey nunca quis nenhum tipo de oposição no Amapá, ele foi para lá para garantir mandatos ad eteum sem ter que passar por eleições disputadas. Seus planos teriam dado muito certo não fosse a existência de uma liderança local legítima, uma pedra no caminho, que o questionou, o fustigou e aos poucos o forçou a ser de verdade senador pelo Amapá, algo que ele durante 16 anos só foi na legenda da TV Senado, ou no parêntese ao lado do nome nos joais. Isso pareceu incomodar o ilustre senador, mas foi bom para o Estado do Amapá, pois forçou Saey a usar um pouquinho de seu prestígio para mostrar serviço por lá.

Oposição é importante, serve para cobrar, vigiar, fazer funcionar, e isso incomoda a quem está no poder. Foi por não suportar isso que Saey foi aos poucos demonizando a figura de Capi para formar um grupo de desafetos disposto a derrotá-lo, não pelo bem do Amapá, ou para eleger Waldez, mas para se satisfazer, para se livrar do desafeto.

João Capiberibe perdeu o mandato de senador no dia 13/12/2002, noite da aniversário do Ato Institucional-5 (AI-5) .Em pleno regime de liberdades democráticas, “Capi”, como é conhecido no meio político, eleito senador pelo PSB do Amapá em 2002, enfrentou uma longa e árdua luta com o grupo do senador José Saey (PMDB-AP)..

O ato da mesa diretora do Senado foi lido pelo presidente Renan Calheiros no exato momento em que o projeto de recriação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, estava sendo votado. O documento foi assinado por todos os integrantes da mesa, inclusive pelo primeiro vice-presidente, senador Tião Viana (PT-AC), contrário à punição.
O casal Capiberibe foi acusado de ter comprado, por R$ 52, os votos de duas eleitoras, flagradas em boca-de-ua. O dinheiro, apreendido juntamente com material de propaganda eleitoral, era para a alimentação, mas elas disseram que era pagamento pelos votos – o que desmentiram mais tarde, em novo depoimento. O TRE do Amapá absolveu os candidatos, mas o PMDB local recorreu e eles foram condenados no TSE.

Ao fim de várias tentativas de reverter a situação adversa, o casal Capiberibe foi finalmente condenado a perder o registro e o diploma em meados de outubro, em ofício encaminhado pelo TSE ao presidente do Senado. Com presteza inusual, na terça-feira 13, Calheiros leu o Ato da Mesa declarando a perda do mandato de João Alberto Rodrigues Capiberibe. Além da sua, o ato teve as assinaturas dos demais membros da mesa, Tião Viana (PT-AC), Efraim de Morais (PFL-PB), Paulo Octavio (PFL-DF), Antero Paes de Barros (PSDB-MT), Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) e João Alberto de Souza (PMDB-MA).

Entre assessores e amigos do casal Capiberibe, comenta-se que a punição do ex-senador foi “moeda de troca” entre o grupo de José Saey e o Palácio do Planalto para o apoio do PMDB ao goveo, tanto na aprovação do orçamento do ano que viria, em tramitação no Congresso, quanto na possível campanha eleitoral do presidente Lula. Líder do PT no Senado em 2003, o primeiro vice-presidente Tião Viana rechaçou as insinuações com veemência. “O senador Capiberibe tem uma história de luta contra a ditadura, merece todo o respeito e deve voltar à vida pública nas próximas eleições. Quanto a essa história de ser moeda de troca, acho ingratidão e falta de caráter. Aliás, essa é uma pergunta montada...um abraço”.



Neste 12 de setembro de 2007 a constatação pura e direta é de que a democracia foi golpeada no fígado. Aqueles que pensam e sonham com um Brasil democrático, republicano e desenvolvido sofreram um grande revés.


Fonte: Blog do Jhon Cutrim (colaboração)
Membro do Jovens Vigilantes
Endereço: http://johncutrim.zip.net/
Foto: Flog do RN: http://www.flogao.com.br/rosarionoticias/foto/114/114975712
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

  1. Ricardo Santos:


    Amigos do Rosário noticias, estamos de luto juntos, deveremos agora asistir parados ou atonitos, ante a complacente falta de cens democrático desses imorais que estâo no poder??
    Campanha luto já!!

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.