Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Deputados destacam mostra do “Águas Perenes” no DF


Nonato Reis
Agência Assembléia





Os deputados Francisco Gomes (DEM) e Edivaldo Holanda (PTC) destacaram, na manhã de hoje (terça-feira, 28) a exposição, em Brasília, do projeto “Águas Perenes”, numa iniciativa do presidente da Assembléia, deputado João Evangelista (PSDB). “Foi um trabalho louvável”, disse Gomes. “Assistimos a uma exibição primorosa, independente de cor partidária”, completou Holanda.

Edivaldo Holanda, Francisco Gomes e Marcelo Tavares (PSB) acompanharam o presidente da Assembléia, na sua viagem a Brasília, onde participaram de encontro com a bancada federal do Maranhão no Congresso Nacional. O objetivo foi sensibilizar deputados e senadores para o esforço de preservação das bacias hidrográficas do Maranhão, com especial destaque para a recuperação do rio Itapecuru. Na reunião, foi exibido um vídeo com imagens do rio e depoimentos de moradores ribeirinhos.

Edivaldo Holanda disse que o projeto teve ótima receptividade junto à representação do Maranhão em Brasília. “Eu fiquei maravilhado em ver a disposição da bancada federal, e saímos dali na certeza de que esta luta já encontrou guarida dentro da bancada no Congresso Nacional, perante o governador Jackson Lago, perante esta Casa e a sociedade organizada do Maranhão”.

O líder do governo manifestou-se preocupado com a força destruidora dos vetores que ameaçam a permanência do “Itapecuru”. Ele destacou o fato de dez cidades ribeirinhas jogarem lixo e esgotos in natura nas águas do rio, “águas que nós consumimos aqui em São Luis”; e a ação de proprietários de terras, depredando as matas ciliares, assoreando o leito do rio “levando à morte os seres vivos, sobretudo, os peixes que alimentaram por séculos os habitantes das margens desse rio, e a todos nós”.

COMITÊS

Segundo Holanda, a história haverá de reconhecer o esforço do presidente da Assembléia pela preservação do rio Itapecuru, “cujos benefícios podem até não chegar diretamente ainda para nós, mas com certeza chegarão para os nossos filhos, sobretudo, para os nossos netos, para as gerações posteriores, que não terão como nos perdoar, se nós não nos engajarmos nesta luta pela preservação da natureza”.

Chico Gomes destacou o sentido suprapartidário do encontro em Brasília e a necessidade de que reuniões como aquela aconteçam com mais freqüência. “Existe um divórcio da representação federal com relação a nossa representação estadual”. Para ele, é preciso unir forças em favor dos recursos naturais. “Sabemos da importância histórica que tem o rio Itapecuru, por onde se povoou grande parte do Maranhão; tempo em que não existiam estradas, para que pudéssemos chegar onde hoje está Caxias ou Timon, ou Codó, ou Coroatá, não havia estrada, Itapecuru, Rosário e tantas cidades que estão ao longo desse rio”.

Gomes apontou a mobilização da sociedade como o caminho para garantir a preservação dos rios maranhenses. “Temos que formar os comitês de bacias hidrográficas”. No caso do Itapecuru, a ação inicial deveria se concentrar, segundo ele, nas nascentes do rio, onde estaria havendo desmatamento indiscriminado. “Devemos salvar a água, que é o grande problema deste século”. A idéia de Gomes é incluir nos comitês representantes das prefeituras, das câmaras municipais e da sociedade civil.


Foto: Cachoeira de Vera Cruz no Rio Itapecuru em Rosário-MA.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.