Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Audiência pública sobre o Rio Itapecuru é dia 21


Audiência pública sobre o rio Itapecuru reunirá governo, Parlamento e sociedade.






O presidente da Assembléia, João Evangelista (PSDB), anunciou ontem que o Poder Legislativo promoverá audiência pública sobre o rio Itapecuru, no próximo dia 21 de setembro. A meta é consolidar uma ampla frente política pela preservação das bacias hidrográficas do Maranhão.


Segundo Evangelista, as bancadas federal e estadual, governo do Estado, municípios e seguimentos da sociedade civil organizada participarão de um esforço conjunto pela causa. “Esta audiência não será apenas com os prefeitos de cidades ribeirinhas que compõem a Bacia do Itapecuru, mas com todos os gestores de municípios que têm rios”, disse.


Além de empresários e órgãos públicos, a audiência contará com a participação de representantes da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente e da Agência Nacional de Águas (ANA). “Todos estarão participando deste grande mutirão pelas nossas bacias hidrográficas”, destacou.


Em razão da amplitude do evento, João Evangelista disse que a audiência pública poderá ser transferida da Assembléia Legislativa para o Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, no Cohafuma, com início marcado para as 9h30.


Viagem a Brasília – João Evangelista explicou que a data da audiência foi definida em Brasília, durante um encontro com 16 dos 18 deputados federais do Maranhão, que também contou com participação dos deputados estaduais Francisco Gomes (DEM), Marcelo Tavares (PSB) e Edivaldo Holanda (PTC).


“Peço que pautem em suas agendas o dia 21 de setembro. Vamos mobilizar todos os seguimentos nessa grande audiência pública. É preciso que cada deputado, e cada deputada, assumam o projeto que não é meu, é do povo do Maranhão”, conclamou.


Pela estratégia de João Evangelista, a cada ano todas essas forças políticas se uniriam para conseguir recursos para resolver o problema de esgoto de pelo menos um município. Ele destacou que a Assembléia Legislativa pode dar um bom exemplo. Por seus cálculos, se cada deputado conseguir aprovar, via emenda, R$ 100 mil, no total serão R$ 4,2 milhões do estado destinados à causa de preservação dos rios, a começar pelo Itapecuru.





Foto: Cachoeira de Vera Cruz no Rio Itapecuru vista do histórico Forte do Calvário em Rosário-MA.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.