Facebook YouTube Twitter RSS

Gadgets

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Criada Rede Estadual de Secretários Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação

Renato Waquim (Rosário Notícias)     setembro 14, 2015  Sem Comentários

Secretário Bira do Pindaré destaca importância da participação dos municípios na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fotos: Divulgação
Secretário Bira do Pindaré destaca importância da participação dos municípios na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Fotos: Divulgação
O Maranhão conta, deste sexta-feira (11), com uma Rede de Secretários Municipais da Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), que vai propiciar, dentre outras coisas, a atração de novos investimentos na área de ciência e tecnologia para o Estado e ajudar os municípios a organizar melhor as políticas públicas da área. O termo de criação da rede foi assinado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, durante o I Encontro Estadual dos Secretários Municipais de Ciência Tecnologia e Inovação, uma iniciativa inédita do Governo do Estado.
O evento contou com a participação do coordenador Geral de Indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcio Eduardo Garcia Bezerra, que parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa de realizar o encontro e, sobretudo, criar a rede. “Esta é uma iniciativa muito importante principalmente na questão de um alinhamento entre o Governo do Estado e os governos municipais onde será possível debater temas e propor estratégicas únicas de convergência no estado para alavancar a temática de ciência e tecnologia”, disse.
A iniciativa, segundo explicou o secretário Bira do Pindaré, surgiu a partir da importância que os municípios também se qualifiquem e se preparem para acessar as políticas nesta área, um setor que avança bastante. “Todos nós somos cada dia mais dependentes da ciência e tecnologia e não podemos ficar alheios às políticas públicas, temos que construirmos juntos, por isso a iniciativa de criação desta rede que é a grande iniciativa deste dia, neste evento”, destacou.
O secretário falou que este é um esforço do Governo do Estado no sentido de congregar os municípios em torno dessas políticas. “É importante que os municípios se organizem para isto, pois observamos que a maioria deles não têm uma política organizada neste sentido e nenhum representante na área de ciência e tecnologia. Há muito potencial nesta área, mas para isso precisamos de organização, de projetos e de demandas e a secretaria está tentando colaborar para que isso aconteça com uma fluidez maior”, completou o secretário.
Durante o encontro o secretário apresentou o Plano de Metas 2015-2018 – Ciência, Tecnologia e Inovação de Todos Nós. O plano trabalha com seis eixos: Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Democratização do Acesso à Educação Superior, Fortalecimento da Cidadania Digital, Fomento a Pesquisa e Inovação Tecnológica, Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e Potencialização do Centro de Lançamento de Alcântara.
Secretário Bira do Pindaré assina termo de criação da Rede de Secretários Municipais da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Secretário Bira do Pindaré assina termo de criação da Rede de Secretários Municipais da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Bira do Pindaré apresentou com um das metas mais importantes do plano a criação de 23 unidades do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), cinco deles previstos para ser inaugurados já em fevereiro. “É uma estrutura completa que nós vamos montar com plataforma de ensino em tempo integral, mas também unidades vocacionais e de ensino a distância. Eu acho que desta forma nós vamos democratizar o acesso à qualificação profissional e ao ensino técnico e superior e isso vai melhorar muito a qualidade de vida do povo maranhense”, explicou o secretário.
Os programas ProUni, que é voltado para o fortalecimento e habilidades das pessoas interessadas em ingressar no ensino superior e o Cidadão do Mundo, também foram apresentados como ações importantes já instaladas pela secretaria. Por meio do programa Cidadão do Mundo jovens de escolas públicas têm a oportunidade de participar de intercâmbio internacional para aprender outra língua com todas as despesas pagas pelo governo. As inscrições para os interessados estão disponíveis no site da Secti – www.secti.ma.gov.br.
Palestra
Integrou, ainda, a programação do evento uma palestra com o coordenador Geral de Indicadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Márcio Eduardo Garcia Bezerra, onde foram dadas explicações de como incluir Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento na definição das despesas municipais.
Na temática apresentada pelo coordenador foi mostrado os indicadores de CT&I que são importantes para formulação das políticas e dos planos estaduais para esta área. “O Maranhão, por conta de sua localização tem gastos nesta área um pouco abaixo da média nacional, mas pelo trabalho que está sendo proposto acreditamos na melhoria destes indicadores”, disse.
Para a secretária do Trabalho, Maria Ivanilde Marques Bastos, do município de Urbano Santos, o encontro se configura como uma ação importante para alavancar ações nesta área. “O município ainda não tem uma Secretaria de Ciência e Tecnologia, mas estamos aqui porque sabemos a importância de investir nesta área e com o apoio do governo com certeza vamos alavancar esse trabalho com grandes resultados para a população.
Os municípios são muito carentes de tecnologia e mão de obra qualificada”, observou.
A criação da Rede de Ciência e Tecnologia é, segundo a secretária de Educação, Maria Coelho Pimentel Gomes, de Chapadinha importante para o desenvolvimento do Estado. “Para o município está bem é preciso que os municípios estejam bem. Por meio da rede buscaremos juntos formas e meios para alavancar esta área e que vai melhorar a educação nesses locais”, observou a secretária.
Semana de Ciência e Tecnologia
Durante o encontro o secretário Bira do Pindaré fez um chamamento aos presentes. Pediu que mobilizem estudantes e a comunidade em geral para participar da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece de 19 a 25 de outubro.
“Este é um dos mais importantes eventos de divulgação científica e precisamos que todos estejam engajados em seus municípios para que tenhamos um grande número de atividades acontecendo em todas as regiões. Muitas dessas atividades serão realizadas com o apoio do Governo que por meio da Fapema abriu edital para este fim”, disse o secretário.


0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo