Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


FOFOCA X NOTÍCIA: Em blogs e redes sociais



A sociedade rosariense aos poucos vai compreendendo que é possível viver bem informada e mostrando sua cara para o mundo. O principal reflexo disso são os números crescentes de páginas conhecidas como blogs e redes sociais, que mostram uma evolução considerável na  Internet do interesse da população por noticias e acontecimentos da cidade, mas ainda é preciso diferenciar a notícia da fofoca.


Podemos afirmar que os Blogs (geralmente no Blogger ou WordPress) e as redes sociais (atualmente o Facebook) são uma realidade, parte da sociedade local e fonte de informação, mas ainda existem pessoas que confundem NOTÍCIA com FOFOCA. Por este motivo é importante verificar se as informações apresentadas têm origem declarada, ou seja, as fontes ou provas.



Um exemplo de seriedade e comprometimento com a credibilidade, é fazer averiguação antes de qualquer informação apresentada por qualquer pessoa,  de preferência junto às partes interessadas e, nunca por deduções, achismos ou disse me disse, a não ser que as partes interessadas não estejam dispostas a repassar as informações, caso isso não ocorra, a 2ª fonte de informação deverá ser procurada: a testemunha ocular do fato.


Sinteticamente isso vale para qualquer tipo de notícia. Basicamente o modelo de publicação segue um roteiro básico para qualquer fato publicado:


Vale lembrar também que FOFOCA é diferente de NOTÍCIA. A 1ª pode não ter fonte declarada, nem a averiguação necessária, muito menos partes ouvidas. Para que fique mais claro, podemos procurar a definição dos termos segundo o dicionário Aurélio:


FOFOCA: Conversa informal e geralmente distorcida sobre a vida alheia. Consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos.



NOTÍCIA: Informação sobre algo ou alguém; novidade; conhecimento, fato. Relato sobre um acontecimento atual e de interesse público, difundido pelos meios de comunicação social, normalmente confiável.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.