Facebook

Gadgets

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Museu de Arqueologia do MA receberá acervo resgatado em Rosário e Bacabeira

Renato Viana Waquim     junho 07, 2012  Sem Comentários

Museu será instalado no antigo prédio do Sioge 
O primeiro Museu de Arqueologia do Maranhão que será instalado no antigo prédio do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado (Sioge), no Centro Histórico de São Luís, receberá cerca de 50 mil peças arqueológicas resgatadas, muitas delas, na área onde será instalada a Refinaria Premium I, da Petrobras, no municípios de Bacabeira e Rosário (na área deste último foi encontrado a maior parte do material).

Para tanto, no dia 21 do mês de Maio próximo passado, foi assinado, pelo secretário de Estado da Gestão e Previdência, Fábio Gondim, e pelo reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, um Contrato de Cessão de Uso Gratuito, que assegura a implantação do Museu no Sioge.

O secretário da Gestão, Fábio Gondim, disse que o governo do Estado vem desenvolvendo no Centro Histórico de São Luís uma série de intervenções para a sua revitalização e preservação de um dos mais ricos e mais belos patrimônios arquitetônicos do Brasil, com cerca de cindo mil imóveis tombados pelo Estado e pela União.

"Com a instalação do Museu de Arqueologia ganha toda a população com a efervescência cultural de toda a área do Centro Histórico", enfatizou Gondim. Recentemente, Gondim também assinou, com o presidente da Vale, Ricardo Piquet, Termo de Permissão Gratuita para a instalação, no antigo Liceu Maranhense, também no Centro Histórico, do Museu da Língua Portuguesa - Maranhão.

O reitor da Ufma, Natalino Salgado explicou que o antigo casarão do Sioge vai ser totalmente restaurado.

"A nossa primeira expectativa é que serão investidos na restauração do casarão aproximadamente R$ 11 milhões, recursos que serão bancados pela Petrobras", disse o reitor Natalino Salgado ao revelar ainda que no casarão também vai funcionar os cursos de pós-graduação de História da Ufma.

O professor de arqueologia da Ufma, Alexandre Navarro, ressaltou que o Maranhão possui um dos mais ricos patrimônios arqueológicos do país, com quase 50 mil peças que serão catalogadas, armazenadas e expostas ao público em local adequado.

Para o presidente da Academia Maranhense de Letras e ex-presidente do Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado, Benedito Buzar, a parceria é de suma importância para a preservação de nossa história. "São Luís está de parabéns nestes 400 anos à medida em que o governo e a Ufma resgatam um belo casarão e, ao mesmo tempo, instalam um museu que vai contar a história do Maranhão. Me sinto muito honrado em participar desse momento, que celebra a nossa cultura e nossa história".

, , , ,

0 comentários :

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Recent comments

Social

Recent Comments

Apagar

Últimas postagens

Deixe o seu recado

Advertise Here

Photography

Destaques

Gallery

RN no Facebook

About Us

Tempo